fbpx

IMA desenvolve sistema para gerenciamento eletrônico de precatórios

A IMA (Informática de Municípios Associados) coloca em operação, na próxima semana, o novo sistema de gerenciamento eletrônico de precatórios do município de Campinas. A demanda surgiu a partir da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, que trabalha atualmente com mais de 800 processos dessa natureza, que somam cerca de R$ 500 milhões em títulos a serem quitados pelo poder público.

 

 

O novo sistema acaba com o controle manual das planilhas de acompanhamento dos processos, através de uma gestão automática de prazos processuais, cálculos de juros e da fila de espera para pagamentos. O sistema foi elaborado de forma a ser continuamente atualizado, conforme as alterações de legislação, de cálculos, prazos ou demais demandas que surgirem nos processos.


 

 

Nesta primeira fase, serão disponibilizadas as funcionalidades relacionadas a cadastro dos processos. “Com o sistema, é possível evitar riscos de erros de cálculos e de perdas de dados muito sensíveis”, explicou a analista em Tecnologia da Informação da IMA, Ana Paula Gomes.

 

 

Com o gerenciamento eletrônico, a Prefeitura ainda evita o risco de perda de prazos dos processos, o que poderia incorrer em multas ou até mesmo sequestros de rendas públicas. O sistema visita diariamente o site do Tribunal de Justiça de São Paulo, baixa as ordens de pagamento e realiza o cadastro automático dos processos, já apontando os prazos limites para quitação.

 

 

“Nós ainda trabalhamos com um volume muito grande de papel, de trabalho e precisávamos desta gestão”, disse a assessora da Coordenadoria de Cálculos Judiciais da Prefeitura de Campinas, Suely Vaz. “Ainda estávamos muito na caneta e papel, em planilhas e precisávamos entrar na era digital. Afinal, trabalhamos com o dinheiro público, o que exige muita correção”.

 

 

A coordenadora do setor, Evelize Juliana da Silva, salientou o benefício da agilidade no tratamento dos dados. “Nós já tínhamos um controle rigoroso de todos os processos e a ferramenta vem complementar essa gestão”, avaliou. “A informação já vem consolidada dentro do sistema, o que garante mais transparência no controle dos precatórios, além de trazer agilidade, eficiência e economia”. Ela lembrou que o sistema já está preparado para compilar os dados que devem ser utilizados para elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual) e também dos relatórios que são repassados ao Tribunal de Contas.

 

 

“O trabalho da IMA contribui para a agilidade e assertividade nas demandas da Secretaria de Assuntos Jurídicos”, disse o presidente da IMA, Fernando Garnero. “Essa é a função da IMA, apresentar soluções que promovam a prestação de um serviço público de excelência”. 

 

 

IMA

 

Além disso, a empresa possui um moderno datacenter e estrutura de telecomunicações que oferecem suporte a todo o ambiente, com altos índices de segurança e disponibilidade. Os principais clientes da IMA são prefeituras, porém várias de suas soluções atendem aos demais níveis da administração pública direta e indireta.

 

A IMA ainda atua em Campinas na área de atendimento ao público, participando da operação presencial, telefônica ou via Internet no 156, no Bolsa Família, no CPAT, na Defesa Civil, no Disque Saúde, na Junta de Serviço Militar, na Saúde Recepção e no Procon, entre outros setores.

 

A IMA está localizada na Rua Bernardo de Souza Campos, 42, Ponte Preta, Campinas/SP.