Connect with us

Nossa Cidade

Imigrantes e refugiados têm informações traduzidas sobre o coronavírus

A Prefeitura de Campinas, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), traduziu material informativo sobre a Covid-19 para cinco idiomas. O objetivo é divulgar as informações de cuidados e prevenção para os grupos de imigrantes e refugiados que estão vivendo no município.

A articulação desse trabalho está sendo feita pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) por intermédio do Serviço de Referência ao Imigrante, Refugiado e Apátrida. 

Para a secretária Eliane Jocelaine Pereira, a secretaria atua em todas as frentes para garantir um atendimento qualificado aos diferentes públicos acompanhados nas políticas de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

“Nossas equipes estão empenhando todos os esforços necessários para atender aos vários segmentos abarcados pela nossa pasta que abrange um público de vulnerabilidade e risco. E sob esse guarda-chuva de acolhimento, em tempos de crise, é bom ver que a solidariedade prevalece. Assim, conseguimos importantes parcerias inclusive para garantir o acesso à informação aos que não falam a nossa língua”, detalhou.

A tradução para cinco idiomas – espanhol, criolo haitiano, árabe, inglês e francês -, está sendo produzida pela equipe da professora do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp Ana Cecilia Cossi Bizon e seus orientandos, sendo que alguns são refugiados. 

A ideia é traduzir materiais apresentados pelo Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-19), Departamento de Vigilância em Saúde e Gabinete do Prefeito, tendo em vista um percentual da população que tem dificuldade de compreensão da língua portuguesa. Os dois primeiros informativos que estão sendo traduzidos são os folhetos: ‘Como posso me prevenir contra o novo coronavírus?’ e ‘Campinas em Quarentena’.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com