Connect with us

Nossa Cidade

Inauguração de parque inclusivo no Bosque marca o dia da Pessoa com Deficiência

A manhã de domingo, 3 de dezembro, foi mais animada para o pequeno Victor Vallim, de seis anos de idade. Morador da Vila União, ele esteve no Bosque dos Jequitibás para prestigiar o lançamento do novo parque inclusivo de Campinas. Victor, acompanhado da mamãe Tássia, se divertiu no balanço e no gira-gira que, junto com a gangorra adaptada, constitui o conjunto de novos brinquedos do Bosque. O dia 3 de dezembro marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a inauguração marcou a celebração da data.
 
“Parques inclusivos são fundamentais porque refletem o mundo em que queremos viver: um mundo onde todos são vistos, ouvidos e valorizados. Um mundo onde brincar, rir e aprender juntos são direitos de todos”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, que inaugurou o novo equipamento público.
 
Os parques inclusivos contam com brinquedos feitos para atender às necessidades de crianças com deficiência e permitir que crianças com e sem deficiência brinquem juntas. O conjunto de brinquedos consiste em um balanço, um gira-gira e uma gangorra adaptados. 
 
Além da nova unidade do Bosque dos Jequitibás, Campinas tem parques inclusivos na Vila União, no Jardim São Domingos, no Ouro Verde, no Jardim Eulina, em Sousas, na Pedreira do Chapadão, no Parque Taquaral, no Parque Dom Bosco e no Parque das Águas. São agora nove e chegarão a dez em breve. O parque inclusivo no Jardim Maracanã, no Distrito do Campo Grande, deve ser entregue em breve.
 
Segundo dados oficiais do censo 2010 do IBGE (os dados do Censo 2022 ainda não foram disponibilizados), Campinas, então com uma população de pouco menos de 1,1 milhão de habitantes, tinha 305 mil pessoas com deficiência (parcial ou integral) mental, auditiva, motora ou visual, o que representava 28% da população.
 
Campinas 250 Anos
 
A inauguração do parque inclusivo do Bosque dos Jequitibás integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear. 
 
 
 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com