Connect with us

Nossa Cidade

Inaugurada linha 13 da CPTM que liga Aeroporto de Guarulhos a São Paulo

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou neste sábado, dia 31 de março, da entrega da linha 13 – Jade  (Engenheiro Goulart-Aeroporto-Guarulhos) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo. A entrega do ‘Trem do Aeroporto’ que liga o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, à cidade de São Paulo, foi feita pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin.

 

 

 

Segundo o governador, a nova estação é uma grande conquista para a qualidade de vida da população e estimula o desenvolvimento. “Estamos integrando São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, serão 12,2 km de quilômetros de ferrovia nova, que vai interligar o sistema de trem da CPTM com o metrô”.

 

 

 

 

No total, são duas novas estações, três novos bicicletários e uma passarela na Estação Engenheiro Goulart – em operação desde 2017, atendendo a linha 12-Safira. O trajeto será feito em 15 minutos. A previsão é que sejam atendidos cerca de 120 mil usuários por dia útil.

 

 

 

 

Presente ao evento, o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira destacou que a linha 13 – Jade é um marco para as cidades de São Paulo e Guarulhos, visto a importância que terá para a população que utiliza o aeroporto. “Serão milhares de pessoas beneficiadas diariamente pela nova linha. Além da população que vai ao aeroporto para uma viagem de passeio ou de negócios, o serviço auxiliará os usuários que trabalham e moram entre Guarulhos, São Paulo e entorno”. 

 

 

 

 

De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, a obra trouxe melhorias para a mobilidade urbana, além de ter criado muitos empregos. “a obra que teve investimento de R$ 2,3 bilhões e gerou 2.500 empregos, vai interligar o maior aeroporto da América Latina com o maior sistema metroviário latino”.

 

 

 

Funcionamento 

 

 

Durante um mês, os trens vão rodar gratuitamente, das 10h às 15h, apenas aos sábados e domingos. Após esse período, passarão a circular todos os dias no mesmo horário, também de graça. Por fim, no terceiro mês, começa a operação comercial, com cobrança de tarifa de R$ 4.

 

 

 

 

Está previsto para o início de julho o serviço Airport-Express, que ligará o aeroporto à Estação Luz. O trajeto de 35 minutos será feito em trens que partirão em quatro horários programados nos dois sentidos, com tarifa a ser definida. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com