Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba – Em 2017 Secretaria de Saúde teve como foco fortalecimento das ações de prevenção

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

Durante o ano de 2017 a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolveu trabalhos de grande relevância para a melhoria do serviço público de saúde oferecido no município. Um dos mais importantes foi a implantação do Teste de HPV, exame moderno e que utiliza tecnologia de ponta na prevenção do câncer de colo de útero. Outra conquista importante voltada para a saúde da mulher foi a implantação do novo Centro Obstétrico do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), espaço destinado para acompanhamento e realização do parto normal em três etapas: pré-parto, parto e pós-parto. A proposta é intensificar o cuidado e a humanização no momento do parto, em especial o normal.

Indaiatuba será uma das a pioneiras do país a contar com a soltura de uma nova linhagem de mosquito geneticamente modificado que combate o Aedes aegypti selvagem. A Prefeitura de Indaiatuba aderiu a esta nova proposta de controle do vetor transmissor de doenças como, dengue, chikungunya e Zika a partir de um acordo de cooperação firmado com a empresa britânica Oxitec. Em setembro a administração municipal comemorou a homologação de mais uma universidade para Indaiatuba, a Unifae – Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – que irá oferecer, inclusive, o curso de medicina.

Segundo o secretário da pasta, Dr. José Roberto Stefani, estes são apenas alguns exemplos de todas as estratégias e ações desenvolvidas ao longo do ano. “Estamos qualificando cada vez mais a rede de atenção à mulher e este ano comemoramos muito o fato de sermos a primeira cidade do Brasil a oferecer, pelo SUS, um exame tão preciso que indica as mulheres com propensão a desenvolver o câncer de colo de útero, antes mesmo de haver uma lesão”. E completou. “O teste de HPV, a ampliação do Projeto 100% Saúde e do Hiperdin (Programa de Hipertensos e Diabéticos de Indaiatuba), e a soltura dos mosquitos transgênicos vão de encontro ao nosso objetivo maior, que é o fortalecimento da atenção básica e a prevenção dos agravos à saúde, pois, como já sabemos, ela é sempre o melhor remédio”, ressaltou.

NÚMEROS

Até o final de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde estima que sejam realizados mais de 6 milhões de atendimentos, incluindo consultas, exames e procedimentos em todas as unidades de saúde do município. Somente os pronto atendimentos, realizados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Pronto Socorro do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), deverão ultrapassar a marca de 2 milhões. As consultas e procedimentos de enfermagem deverão ficar em torno de 1,8 milhões.

Outro número em destaque na pasta refere-se à assistência farmacêutica. A estimativa é que em 2017 seja dispensados mais de 33 milhões de doses de medicamentos por meio das farmácias Unificada, de Alto Custo e Judicial. Até o final do ano estima-se que sejam efetuados cerda de 1,3 milhões de exames laboratoriais no município.

TESTE DE HPV

Um dos grandes destaques deste ano na rede de atenção à saúde de Indaiatuba foi a implantação do Teste de HPV para as mulheres assistidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tornando a cidade uma referência para o país, pois foi (e continua sendo) o primeiro município a aplicar o exame em substituição à citologia convencional (Papanicolau). O exame detecta a presença vírus HPV (papilomavírus humano), causador do câncer de colo uterino, antes mesmo que a mulher desenvolva a doença, por esse motivo ele é considerado um exame de primeira linha e um importante aliado no rastreio desse tipo de câncer.

O novo programa recebeu o nome de Preventivo (Programa Indaiatubano de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero com teste de HPV) e foi implantado por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura, a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Roche Diagnóstica. Segundo o médico ginecologista e pesquisadore da Unicamp, Dr. Júlio César Teixeira, que é um dos idealizadores do estudo, Indaiatuba foi selecionada para receber o programa por ter uma rede de atenção à saúde muito bem organizada e estruturada.

O teste de HPV começou a ser realizado em outubro e somente no primeiro mês foram coletados 890 exames, o que representou um aumento de 78% da procura, se comparado com o total de Papanicolaus coletados mensalmente, que era de cerca de 500 exames por mês.

PARTO HUMANIZADO

O novo Centro Obstétrico do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), inaugurado em fevereiro, possibilitou intensificar o cuidado e a humanização no momento do parto. Trata-se de um espaço destinado para acompanhamento e realização do parto em três etapas, conhecidas como PPP: pré-parto, parto e pós-parto. O local conta com suítes, nas quais a gestante pode ficar confortavelmente e de maneira muito privativa com seu acompanhante, e disponibiliza recursos necessários para o alívio da dor, como, chuveiro, bola e banqueta. Os bebês que nascem bem são colocados em contato com a pele da mãe e amamentados ainda na primeira hora de vida.

AEDES AEGYPTI TRANSGÊNICO

Outra ação de grande repercussão no ano foi o acordo de cooperação firmado com a empresa britânica Oxitec para liberar, em alguns locais estratégicos, uma nova linhagem de um mosquito geneticamente modificado que combate o Aedes aegypti selvagem, que transmite doenças como dengue, Zica e Chikungunya. A Liberação Planejada no Meio Ambiente do novo mosquito, identificado como OX5034, já foi aprovada pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e está prevista para ser acontecer no início de 2018.

Os Aedes do Bem™, como são conhecidos, são mosquitos machos que não picam e não transmitem doenças. Ao serem liberados, esses machos buscam e copulam com fêmeas selvagens do Aedes aegypti e seus descendentes herdam um gene autolimitante que faz com que morram antes de atingirem a idade adulta.

AÇÕES E PROJETOS

Este ano o projeto 100% Saúde, que incentiva a redução de peso por meio da mudança de hábitos alimentares e estilo de vida para o bem-estar físico e mental, teve uma expansão importante. Em maio o projeto iniciou um polo em parceria com a Secretaria de Educação, na Emeb Profª Maria Benedicta Guimarães, com o objetivo de atender as crianças da Rede Municipal e seus familiares. No mês seguinte foi anunciada a união com Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, para oferecer aos participantes do projeto aulas de culinária saudável. Atualmente 450 pessoas integram o projeto, que atua em três diferentes locais: UBS Campo Bonito; Câmara Municipal e EMEB Profaª Maria Benedita Guimarães (Jardim Teotônio Vilela).

O Hiperdin (Programa de Hipertensos e Diabéticos de Indaiatuba) chegou em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF) do município. Todo paciente diagnosticado com hipertensão e diabetes é inserido nesse programa, que é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, profissionais de educação física, entre outros. Cada paciente recebe os atendimentos e participa de palestras e trabalhos em grupo, visando uma melhor qualidade de vida. São atendidos atualmente 3.654 hipertensos e 2.192 diabéticos no município.

A Prefeitura de Indaiatuba iniciou em setembro uma série de ações voltadas para o bem estar da população e prevenção de problemas de saúde. As atividades, denominadas “Ação Extramuros”, são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde sempre aos sábados no Shopping Popular Ponto Azul. São oferecidas serviços como, aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis; e orientações sobre programas e projetos da secretaria, como 100% Saúde, Hiperdin, entre outros.

A secretaria praticamente zerou a fila de espera por laqueaduras e vasectomias pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por meio de um mutirão realizado no segundo semestre deste ano. As cirurgias de esterilização que integram o Programa de Planejamento Familiar do município. A ação, determinada pelo prefeito Nilson Gaspar (PMDB), foi direcionada às pessoas que já haviam demonstrado interesse nos procedimentos, passaram por todas as etapas do programa e estavam apenas aguardando o agendamento do procedimento.

Outra ação de destaque foi a ampliação do acesso à visualização dos medicamentos padronizados dispensados nas unidades de saúde e farmácias vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde. No site da Prefeitura, além de visualizar a listagem completa, em ordem alfabética, de todos os medicamentos, inclusive os de alto custo, disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde, clicando no nome do remédio, o cidadão confere em quais farmácias ou unidades de saúde ele pode ser retirado.

NOVAS UNIDADES E REFORMAS

A Prefeitura inaugurou a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Campo Bonito, em janeiro. A nova unidade atende uma população aproximada de 15 mil pessoas residentes nos bairros Campo Bonito, Sabiás e Tucanos.

Em uma parceria da Fundação Leonor de Barros Camargo com a Prefeitura, está em obra a ampliação do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). Quando estiver concluída, a parte ampliada vai oferecer 174 novos leitos à população.

Está em construção também uma nova UBS, no Jardim Camargo Andrade, em parceria com o Governo do Estado. Serão oito consultórios médicos e um odontológico, entre outras dependências. A UBS do Jardim Camargo Andrade, prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2018, irá atender uma população aproximada de 14 mil pessoas de bairros como Vila Georgina II, Cidade Nova II, Jardim Regente, Aqui se Vive, entre outros.

O PSF (Programa de Saúde da Família) do Parque Residencial Indaiá e a Farmácia Unificada estão passando por reformas para tornar os locais ainda mais adequados para os usuários. Desde o início do ano a Secretaria de Obras montou uma equipe exclusiva para a manutenção das unidades de saúde. O objetivo da Prefeitura é baratear o custo das obras com a utilização de mão de obra própria e manter as unidades bem conservadas para o atendimento à população. Outras quatro unidades foram reformadas entre os meses de abril e agosto: o Ambulatório de Especialidades, onde funciona a Central de Coleta de Exames, localizado no Jardim Morada do Sol; as UBS (Unidade Básicas de Saúde) do Jardim Carlos Aldrovandi e do Centro (UBS 9), e a Casa da Dengue, no Jardim Pau Preto.

A própria Secretaria de Saúde também mantém uma equipe que trabalha em pequenas reformas nas unidades. Este ano o Hospital Dia, a UBS do Parque Corolla, A UBS IV (Jardim Morada do Sol) e o PSF (Programa de Saúde da Família) Jardim Oliveira Camargo receberam pequenas adaptações e pinturas.

O antigo prédio do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), no Jardim Pau Preto, passou por reforma para abrigar a Casa da Dengue, onde funciona o Centro de Operações contra a Dengue. O espaço reúne toda a equipe de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, Zica e Chikungunya, no município. Nessa central são realizados acompanhamentos dos setores da cidade e traçadas as estratégias de trabalho para as ações.

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu este ano 10 veículos novos, entre eles duas ambulâncias, para compor sua frota com o objetivo de prestar um melhor atendimento à população.

TREINAMENTOS

Indaiatuba foi contemplada com vários cursos de pós-graduação e especialização do Projeto de Apoio ao SUS (Sistema Único de Saúde) para a formação dos profissionais de saúde. Os cursos são oferecidos pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) através de uma parceria com o Ministério da Saúde, o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e o Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). Somente este ano 90 profissionais da Secretaria de Saúde participaram dos processos de formação.

Em 2017 os profissionais da Secretaria de Saúde participaram ainda de cerca de 300 horas de treinamentos, o que permite a constante melhoria do atendimento e serviços de saúde prestados à população. Os treinamentos foram referentes aos mais variados assuntos, como, primeiros socorros, cuidados com o bebê, aleitamento materno, matriciamento de doenças específicas, saúde e direitos da mulher, entre outros.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com