Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba lidera Convênio para ações integradas entre as Guardas da Região

Foto: Eduardo Turati RIC/PMI

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), recebeu na manhã de quarta-feira (17) representantes de Campinas, Elias Fausto, Itupeva, Monte Mor e Salto para a assinatura do Termo de Convênio para Ações Integradas entre as Guardas dessas cidades, o projeto foi encabeçado pela Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba. O Convênio foi assinado durante uma coletiva de imprensa no Paço Municipal.

Estiveram presentes no ato, o deputado Estadual, Rogério Nogueira; o secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes; o prefeito de Elias Fausto, Mauricio Baroni; o secretário de Segurança Pública de Elias Fausto, Marcelo Masaharu; o prefeito de Monte Mor, Thiago Giatti Assis; o secretário de Segurança Pública de Monte Mor, Adelício Paranhos; o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia; o secretário de Defesa Social de Monte Mor; Dr. Mário Gilmar Mazetto; o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Dr. Luiz Augusto Baggio; o chefe Administrativo da Guarda Civil Municipal de Itupeva, Inspetor Reinaldo Saraiva..

A proposta dessa iniciativa é a cooperação entre os Municípios com vista ao desenvolvimento de ações preventivas integradas, conforme a Lei Federal nº 13.022/14 que é o Estatuto Geral das Guardas Municipais, com a finalidade de possibilitar a realização de prevenção primária da violência e a proteção em áreas limítrofes. O convênio visa a troca de informações entre as Guardas, o compartilhamento de dados, operações integradas e policiamento nas divisas de interesse comum. Quando ocorrer ações e patrulhamentos nas divisas, as Centrais de Despacho devem avisar sobre o local do patrulhamento preventivo ou ocorrência.

O prefeito de Indaiatuba falou sobre essa ação. “Esse projeto de segurança envolve seis cidades somando o efetivo, serão 1.300 guardas envolvidos em ações conjuntas. Chegamos ao entendimento de unir forças para fazer um patrulhamento melhor e diminuir também o tráfico de drogas na região. Esse convênio é importante e vai servir de exemplo ao Estado e ao Brasil. Vamos unir forças para o combate da criminalidade, trazer mais segurança para nossa região. Isso é um diferencial e um marco”, enfatizou Gaspar.

O secretário Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes, explicou. “Nossa Guarda já trabalha integrada. Temos problemas locais e podemos um ajudar o outro. Em cada região temos problemas específicos e agora podemos fazer ações integradas. Os comandos das Guardas devem se reunir para fazer o plano de trabalho. Nós já trabalhamos de maneira integrada com a Crim [Central Regional de Inteligência e Monitoramento], que visa o monitoramento de inteligência on-line. Esse convênio é para operações em conjunto e integrar as Guardas. Esse é o embrião de uma Guarda Metropolitana e só assim vamos combater o crime, unindo nossas forças”, explicou Alexandre.

O deputado Estadual, Rogério Nogueira enfatizou a importância da iniciativa. “Quero parabenizar o Gaspar e o secretário Alexandre por essa iniciativa que com certeza é um modelo para o Brasil. A Guarda Municipal é imprescindível em nossos municípios, pois não há como depender somente do Estado. Temos agora que mostrar para a população que temos um planejamento maior para segurança, que trará ainda mais resultados”, relatou Nogueira.

Os prefeitos da região fizeram uso da palavra. “Esse é um dia histórico para nossa região. Independentemente da região administrativa, temos que nos unir por temas e fizemos esse convênio para melhorar o atendimento à população. Em Salto somente o ano passado tivemos mais de 100 flagrantes de drogas. Esperamos com esse convênio diminuir os números”, disse o prefeito de Salto, Geraldo Garcia.

O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, dr. Luiz Augusto Baggio, comemorou a assinatura do convênio. “Quero parabenizar a iniciativa de Indaiatuba de se organizar e idealizar esse projeto. Queremos mostrar e servir de exemplos para as forças policiais de que estamos unidos. Temos que continuar com um bom trabalho e apresentar soluções para a população”, salientou.

O prefeito de Monte Mor, Thiago Assis falou a importância do trabalho de segurança realizado pelos municípios. “Nós prefeitos somos cobrados pela segurança mesmo sabendo que é dever do Estado, sabemos que temos muito a fazer. Esse termo é um grande avanço e é um ponta pé inicial para um trabalho muito maior. Sabemos da dificuldade do entrosamento entre as polícias e temos que trabalhar isso. Hoje temos efetivos que dão resultado muito positivos na cidade. Quero parabenizar o Gaspar pela iniciativa, Indaiatuba é uma cidade maravilhosa uma cidade que é exemplo para o país”, ressaltou.

O prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni, também parabenizou a iniciativa. “Temos quatro regiões aqui representadas e isso é muito bom. Vamos organizar um trabalho em conjunto que traga benefícios para a população de todas as cidades envolvidas. Mais uma vez Indaiatuba tomou a frente e realizou esse convênio, quero parabenizar o prefeito Gaspar e agradecer o apoio que o Deputado Rogério Nogueira tem dado a Elias Fasto”, sublinhou.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com