fbpx

Notícias Campinas

Portal de Notícias da RMC

Inscrições para o Programa Inova Jovem terminam em 9 de setembro

Os alunos de ensino médio regular e técnico interessados em conhecer o universo da inovação e do empreendedorismo já podem inscrever, gratuitamente, seus times no Programa Inova Jovem 2019, competição realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Quem deseja participar deve formar equipes de, no mínimo, três a, no máximo, cinco integrantes com suas ideias inovadoras de negócios para submeter a inscrição da equipe no site oficial – www.inova.unicamp.br/inovajovem/, até o dia 9 de setembro. O programa conta com o apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

 

 

 

Neste ano, as ideias de negócios devem estar enquadradas em uma das cinco temáticas escolhidas para a edição e que integram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas):


 

– Saúde e Bem-Estar

 

– Educação de Qualidade

 

– Energia Limpa e Acessível

 

– Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

– Consumo e Produção Responsáveis

 

 

 

Após a inscrição, todos os integrantes inscritos estão convidados para o Workshop de Inovação, agendado para 28 de setembro (sábado), no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM Unicamp), sendo que no mínimo dois integrantes de cada time devem comparecer para continuar na competição.

 

 

 

O workshop contará com uma palestra sobre inovação e um treinamento em Business Model Canvas (BMC) no período da manhã. Já no período da tarde, as equipes vão colocar a mão na massa para transformar suas ideias em modelos de negócios robustos, com o apoio de mentores.

 

 

 

Após essa capacitação, as equipes devem enviar seus canvas para a organização dentro do prazo estipulado no calendário do programa para concorrerem a uma vaga na final, onde seis equipes finalistas receberão treinamento de pitch para apresentarem seus modelos de negócios em evento aberto ao público durante o InovaCampinas Trade Show, na Expo Dom Pedro, em Campinas.

 

 

 

Novidade

 

Nesta edição, os finalistas vão concorrer a prêmios em duas categorias diferentes:

 

– Avaliação da Banca: um troféu + um cheque para a equipe, além de certificado e R$ 1.000,00 para cada integrante (valor bruto).

 

– Votação Popular: um troféu para a equipe e certificado para cada integrante.

 

As vagas para o Programa Inova Jovem 2019 são limitadas.

 

 

 

 

Transmissão online do Workshop de Inovação

 

O Programa Inova Jovem tem abrangência nacional e permite a participação online de equipes de outras cidades e estados no Workshop de Inovação, desde que haja um responsável de uma escola parceira que receba os materiais para o Workshop, enviados gratuitamente pela Inova Unicamp, e conduza a mentoria com base nas instruções que serão enviadas pela organização do Programa.

 

Escolas que queiram ser um polo de circulação do Workshop do Programa Inova Jovem 2019 devem entrar em contato por e-mail com a organização do Programa pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

Mais sobre o Inova Jovem 2019

 

O Programa Inova Jovem foi criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp para fomentar o empreendedorismo baseado em inovação como opção de carreira para jovens do ensino médio regular e técnico. Em sua sexta edição, hoje o Programa tem abrangência nacional e já capacitou mais de 1.700 alunos em inovação, construção de modelos de negócio, apresentação da ideia para investidores e muito mais. Os patrocinadores deste ano são Novartis, FM2S e Matera. Além da Prefeitura de Campinas, o Programa tem o apoio da Liga Empreendedora, OppC6 Bank, Enactus Unicamp e 3M.

 

Mais informações no www.inova.unicamp.br/inovajovem/