Connect with us

Nossa Cidade

Instalação de novo calçamento avança na rua José Paulino

As obras de requalificação da rua José Paulino avançaram para mais uma quadra e agora se concentram no trecho entre as vias Barreto Leme e Marechal Deodoro. Nesta etapa, ocorre a implantação do novo calçamento de piso intertravado e das rotas acessíveis. A gestão da obra é da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria de Transportes (Setransp). Os trabalhos são realizados pela Comercial e Construtora Fênix Ltda.

 

O trecho entre a rua Marechal Deodoro e a avenida Orosimbo Maia já conta com piso intertravado e tátil (rota acessível). Entre as vias Barreto Leme e Marechal Deodoro, houve a colocação do intertravado e a instalação do tátil está em andamento. Neste trecho, os trabalhos ocorrem com interdição parcial. Não há bloqueio da via, apenas a faixa esquerda está canalizada. Em uma etapa posterior, haverá a finalização dos trabalhos nas esquinas.

 

Os pisos das calçadas têm tonalidades distintas para diferenciar a faixa de serviço (cinza claro), onde estão os postes de iluminação, colunas de sinalização vertical e mobiliário urbano; e a faixa de circulação (cinza escuro), área destinada ao trânsito de pedestres e às paradas de ônibus. Esse contraste facilita a identificação do piso tátil (amarelo) para as pessoas que apresentam baixa visão.

 

A substituição do piso avançará por trechos até a avenida Dr. Moraes Salles, pelo lado esquerdo. O lado direito, onde estão os abrigos de ônibus, receberá o intertravado na sequência.

 

O piso intertravado é composto por blocos de concreto pré-moldados. Sua superfície é antiderrapante, o que garante mais segurança na circulação de pedestres. O modelo adotado na José Paulino possui borda reta, o que minimiza a trepidação de cadeiras de roda, ampliando as condições de acessibilidade. Apresenta maior durabilidade e é considerado sustentável porque permite que a água escoe e seja absorvida com mais facilidade.

 

Fase inicial

 

A etapa de intervenções nas calçadas foi iniciada no dia 30 de janeiro, com a retirada do calçamento para receber o novo piso. A fase preliminar contemplou vistorias técnicas para finalização do projeto geométrico, que incluiu mapeamento das redes subterrâneas existentes (água e esgoto). Em dezembro, a empresa contratada concluiu o levantamento topográfico.

 

A requalificação da rua José Paulino prevê acesso seguro e prioritário para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. A iniciativa integra o projeto de Rua Completa está inserido dentro do Programa Revivacidade.

 

O projeto

 

Anunciado em outubro de 2023, o projeto abrange o trecho da José Paulino entre as avenidas Dr. Moraes Salles e Orosimbo Maia – 835 metros e nove quadras. Além da renovação das calçadas, a requalificação inclui recapeamento asfáltico, nova sinalização horizontal e vertical, implantação de piso podotátil direcional, rampas de acessibilidade e botoeiras sonoras, além de balizadores para contenção de fluxo.

 

A iniciativa prioriza a mobilidade ativa (circulação de pedestres e ciclistas) e o transporte coletivo. A via terá uma ciclofaixa à esquerda e faixa exclusiva para os ônibus à direita. O limite de velocidade será reduzido para 40 km/h.

 

Serão implantadas seis novas paradas de ônibus com abrigos padrão “Glicério”, sendo que duas delas terão plataformas elevadas. O local irá receber novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras com vegetação.

 

Entre as ruas Treze de Maio e Costa Aguiar, o pavimento será nivelado na altura do passeio, proporcionando a fluidez nos calçadões. O nivelamento também tem o objetivo de diminuir a trepidação na Catedral Metropolitana, protegendo o patrimônio histórico.

 

Serão investidos cerca de R$ 4,4 milhões no projeto, com verba da Secretaria de Transportes (Setransp). O prazo estimado para execução de todo projeto é de 12 meses.

 

Campinas 250 Anos

 

A revitalização da rua José Paulino integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anuncia 250 realizações, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear. Saiba mais pelo site: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com