fbpx

Instalações da Inspeção Veicular (DOCV) são integradas à sede da Emdec

As empresas que prestam serviços de transporte de interesse público agora têm maior facilidade de acesso à sede do Departamento de Inspeção Veicular (DOCV). A Administração Municipal inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 12 de julho, as novas instalações do setor, que passa a funcionar dentro da área da sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A entrada será pela Rua Dr. Salles Oliveira, 1.380 (Portaria 3), na Vila Industrial. A mudança é uma forma de centralização dos serviços prestados pela Emdec. 

 

 

 

O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Jonas Donizette e do secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro; além de vereadores; representantes de sindicatos e Conselhos Municipais; e funcionários da Emdec.


 

 

 

A nova sede se desloca da região do Campo Grande para a Vila Industrial, bairro localizado a 2 km do centro da cidade. A centralização beneficia os transportadores que fazem uso dos serviços de inspeção veicular: concessionárias do transporte coletivo, empresas de fretamento, profissionais do transporte escolar e taxistas. 

 

 

 

“Um dos objetivos da nossa gestão é facilitar a vida do povo campineiro. O Departamento de Inspeção Veicular está mudando para uma área central da cidade, facilitando o acesso de toda a população que utiliza seus serviços”, destacou o prefeito Jonas Donizette. 

 

 

 

O secretário de Transportes reforçou que a inauguração do novo espaço integra uma série de ações focadas na modernização da Emdec, realizadas nos últimos anos. “Estamos entregando para Campinas um dos centros de inspeção veicular mais modernos do país. Esta é mais uma iniciativa entre os projetos inovadores implantados, também tendo como base  a redução de custos e a simplificação da vida do cidadão, que é a marca da nossa gestão”, pontuou Barreiro. 

 

 

 

Os agendamentos recomeçaram no início de julho e as inspeções veiculares foram retomadas a partir da tarde desta sexta-feira, 12. O DOCV realiza 35 inspeções veiculares por dia. Anualmente, são contabilizadas cerca de 9 mil inspeções. No primeiro semestre de 2019, foram realizadas mais de 3,5 mil inspeções veiculares, nos ônibus do transporte coletivo e nos veículos do transporte escolar, fretado, táxis e guinchos.

 

 

 

Com 818 metros quadrados no total, a nova sede do Departamento de Inspeção Veicular é maior, mais arejada e confortável que o antigo espaço, que totalizava 420 metros quadrados. A iluminação conta com a tecnologia LED. 

 

 

 

A área de inspeção ocupa 754 metros quadrados, no andar inferior. As valetas de inspeção foram ampliadas de 10 para 15 metros de largura e têm maior profundidade. A área externa conta com um semáforo e painel luminoso, que liberam a entrada dos veículos nas valetas. Essas melhorias facilitam e agilizam o serviço prestado pelos inspetores ambientais. 

 

 

 

No andar superior, fica alocada a equipe administrativa. A sala de espera foi centralizada, o que acelera o atendimento ao público. O local conta com dois banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais. 

 

 

 

Até setembro, os equipamentos de informática do DOCV também serão renovados. A prestação do serviço será agilizada por computadores de última geração. A renovação integra o tripé simplificação, inovação e redução de custos, incorporado aos processos da Emdec pela atual gestão. 

 

 

 

Reforma

 

O galpão ocupado pelo DOCV começou a ser reformado em maio de 2019. Os trabalhos envolveram execução de alvenaria, fundação/escavação da valeta de inspeção, pintura, instalação de forros, hidráulica e elétrica. O investimento foi de cerca de R$ 210 mil. 

 

 

 

A Emdec utilizou mão de obra própria, envolvendo profissionais de manutenção da Divisão de Serviços Corporativos. Também atuaram na adequação do prédio 18 reeducandos do Programa Municipal de Reinserção de Sentenciados e Egressos do Sistema Penal Paulista. 

 

 

 

“A Emdec conta com o apoio de mais de 30 reeducandos, que nos ajudam diariamente em várias frentes de trabalho. Sem a atuação deles, a reforma do Departamento de Inspeção Veicular não seria possível”, reconheceu o secretário de Transportes. 

 

 

 

Durante a inauguração do novo espaço, o reeducando Andre Luiz de Jesus Ramos, que representou os demais, recebeu do prefeito Jonas Donizette e do secretário Barreiro uma homenagem simbólica. “Fica o meu reconhecimento à atuação dos reeducandos. Através do trabalho, vocês estão dignificando o dia a dia de vocês”, destacou o chefe do Executivo. 

 

 

 

Praça de lazer

 

A população em geral também será beneficiada com a mudança. Futuramente, a antiga sede do departamento, que ficava na Avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Satélite Íris II, será revitalizada pela Administração Municipal e transformada em um espaço de lazer. 

 

 

 

Ao lado da futura Estação Satélite Íris do Corredor BRT Campo Grande, será construída uma grande praça de convivência e lazer para a comunidade.  O espaço de lazer irá beneficiar cerca de 206 mil pessoas, moradores do Distrito de Campo Grande. 

 

 

 

Sobre o DOCV

 

O Departamento de Inspeção Veicular é o instrumento da Emdec para garantir a qualidade e segurança do serviço prestado por toda a frota do transporte público na cidade. Sua atuação está diretamente ligada à principal missão da Emdec: a preservação da vida dos cidadãos que circulam pelas vias do município. 

 

 

 

O DOCV ocupava a antiga sede, no Satélite Íris, desde os anos 90. A equipe é formada por 19 funcionários, sendo 11 inspetores veiculares e oito profissionais administrativos. 

 

 

 

A inspeção veicular tem como base as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do Conselho Nacional de Transito (CONTRAN). O objetivo é identificar as condições dos veículos no que se refere à manutenção, segurança, equipamentos obrigatórios, conforto e conservação. São cerca de 800 itens analisados, distribuídos em 10 grupos: freio, suspensão, chassi, transmissão, sistema rodante, sistema de direção, carroçaria, elétrica, cano de descarga e componentes complementares. 

 

 

 

A inspeção veicular é realizada em 15 minutos. A inspeção mecânica tem a duração de sete minutos e a inspeção ambiental é feita em oito minutos. Esta última tem um papel importante na redução da emissão de poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar que respiramos. 

 

 

 

 

 

NÚMEROS SISTEMA DE TRANSPORTE

 

Transporte público coletivo: 

 

6 concessionárias (ônibus) e 3 cooperativas (microônibus) 

Frota: 1.145 veículos 

Cerca de 700 itens inspecionados. 

 

 

Fretamento: 

 

Frota total: 4.186 veículos, sendo que 200 passam pela inspeção realizada pela Emdec. Os demais veículos são inspecionados pela Artesp e EMTU. 

Cerca de 630 itens inspecionados. 

 

 

Transporte escolar: 

 

1.809 veículos cadastrados. 

655 itens inspecionados semestralmente. 

 

 

Transporte individual de passageiros por táxi: 

 

1.036 veículos cadastrados. 

449 itens inspecionados semestralmente.