Connect with us

Nossa Cidade

Integrantes da Operação Estiagem aprendem a utilizar drones

O prefeito Dário Saadi participou do primeiro dia do Curso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS – sigla em inglês), dirigido aos servidores das secretarias e órgãos que participam da Operação Estiagem. A abertura do curso foi realizada no início da tarde desta segunda-feira, 21 de junho, no Parque Ecológico.

Um conjunto de 28 agentes públicos está recebendo treinamento para pilotar remotamente os aparelhos aéreos, que são acionados por controle remoto. A capacitação envolve tanto o aprendizado técnico quanto a legislação pertinente ao uso dos equipamentos.

“Parabéns aos organizadores deste curso. Esta tecnologia é muito importante e pode melhorar os serviços na Administração Pública”, disse Dário.

O curso é resultado de uma parceria entre a Defesa Civil de Campinas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, contando com a participação da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). 

A Defesa Civil de Campinas possui quatro drones, que são empregados nas ações do órgão, como monitoramento de queimadas e vistorias em áreas de risco. Os aparelhos também serão utilizados na área de Saúde para controle de doenças, como dengue. Já a Unidade de Vigilância em Zoonoses utilizará os drones no mapeamento de área de riscos de enfermidades causadas por animais. Os aparelhos podem, ainda, auxiliar em atividades da Guarda Municipal. 

O treinamento é presencial. A capacitação será realizada até quarta-feira nos períodos da manhã e da tarde. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com