Connect with us

Nossa Cidade

Inventário de emissão de gases de efeito estufa em discussão nesta 4ª

A Prefeitura de Campinas, em parceria com o Iclei (Governos Locais para Sustentabilidade) América do Sul e a empresa Waycarbon, realiza na tarde da próxima quinta-feira, 24 de maio, no auditório da Câmara de Vereadores, o encontro “Diálogos pelo clima em Campinas”. O evento tem por objetivo discutir o processo de elaboração do inventário de emissões de gases de efeito estufa na Região Metropolitana, iniciado em janeiro deste ano.

 

 

O evento é destinado aos técnicos e secretários de meio ambiente das prefeituras da RMC, representantes das instituições parceiras e interessados em geral. As inscrições para o encontro devem ser feitas até 21 de maio pelo formulário on-line disponível no link https://goo.gl/qCmzE8.

 

 

Entre os temas que serão debatidos estão os “Impactos da mudança do clima nas cidades”, “O setor privado e a agenda climática”, “Enfrentando a mudança do clima a nível local – Experiência de Belo Horizonte”, e “Implementação da agenda climática na Região Metropolitana de Campinas”.

 

 

Na sequência, serão definidos os próximos passos para elaboração do inventário e formado um grupo de trabalho para atuar nos municípios. As oficinas técnicas com o grupo de trabalho terão início até o final deste mês de maio.

 

 

Inventário

 

 

Campinas iniciou o inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) junto aos 20 municípios da RMC em janeiro deste ano. O estudo irá levantar a quantidade de GEE emitida na região e quais os setores mais poluentes. A partir desses dados, serão propostas ações específicas par minimizar os efeitos nocivos e melhorar a qualidade do meio ambiente.

 

 

Campinas será o primeiro município do Brasil a fazer um inventário regional. Cidades como São Paulo e as da região do ABC elaboraram esses levantamentos, mas de maneira específica ou abrangendo poucos municípios ao redor, sem levar em conta toda a região metropolitana.

 

 

O valor total investido para elaboração do inventário de gases será de cerca de R$ 420 mil, oriundos do Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente (Proamb) de Campinas . O inventário está sendo realizado pela empresa Waycarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono Ltda, com a participação do Iclei América do Sul.

 

“Temos técnicos de cada prefeitura da região levantando as informações necessárias para saber quanto de CO2, que é o principal gás do efeito estufa, está sendo emitido pelo transporte, pelos resíduos, pelo esgoto, pelas atividades industriais e residenciais. Vamos saber quanto é emitido e em quais setores. Na questão da mudança climática, temos que pensar de forma global, porém, agir localmente”, afirma o secretário de Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com