Connect with us

Nossa Cidade

IPTU dos imóveis residenciais vence nesta sexta-feira, dia 11

O IPTU 2022 dos imóveis residenciais vence nesta sexta-feira, 11 de fevereiro. O desconto, para quem optar pela cota única, pode chegar a 6%, percentual é praticamente o dobro do aplicado em 2021.

Quem for pagar o imposto parcelado deve se atentar que a primeira parcela também vence no dia 11. Neste caso, o pagamento pode ser feito em até 11 vezes, sem o desconto.

Os contribuintes que ainda não receberam o carnê podem tirar a segunra vida no portal da Prefeitura, no endereço https://novo.campinas.sp.gov.br/servico/iptu-2-via-iptu-taxas-imobiliarias-ano-corrente- .

Uma diferença no desconto aplicado este ano é que não leva em conta adimplência do exercício anterior. Os que optarem pelo pagamento da cota única terão, já lançados no carnê, 5% de desconto. O outro 1% refere-se ao IPTU Digital, limitado a R$ 100,00, e vale para quem fez a adesão em 2021.

Números

No total, foram lançados 492.638 carnês. A grande maioria é para imóveis residenciais, que somam 305.744; os não residenciais (mistos, verticais e horizontais) totalizam 40.279. Há, ainda, 85.188 terrenos e 61.427 vagas de garagem.

Revisão

Os pedidos de revisão de lançamento poderão ser feitos até 18 de fevereiro. Optando pela impugnação, é importante que o contribuinte opte por fazer o depósito administrativo como forma de evitar multas e juros em caso de indeferimento.

Atendimento

Os contribuintes que tiverem alguma dúvida podem procurar uma das unidades do Porta Aberta ou entrar em contato com Finanças pelo SAC, no 3755-6000. No Porta Aberta os atendimentos são feitos com horário agendado pelo Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/).

Além do Porta Aberta do Paço Municipal, os atendimentos também são realizados nos postos do Agiliza Campinas. Os horários de cada posto de atendimento estão disponíveis no www.campinas.sp.gov.br/chat-portaaberta .

Os contribuintes também têm a opção de atendimento não presencial, pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Contribuinte), no telefone 3755-600 ou pelo e-mail sac@campinas.sp.gov.br; ou pelo chat, disponível na página do Porta Aberta.

É importante lembrar que após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, não haverá mais a possibilidade do pagamento da cota única, restando as parcelas com multa e juros, no caso de pagamento em atraso, que poderão ser obtidas no link http://www.campinas.sp.gov.br/governo/financas/servicos-online.php.

Serviço

IPTU 2022

Vencimento: 11 de fevereiro (imóveis residenciais

Desconto: até 6% para pagamento da cota única (5% para cota única e 1% do IPTU Digital).

Número total de carnês: 492.638

Informações: Serviços de atendimento da Prefeitura: SAC (3755-6000) ou nas unidades do Porta Aberta e Agiliza Campinas. Para atendimento presencial é preciso fazer o agendamento no Portal do Cidadão. Portal do Cidadão e Ambiente Exclusivo são as opções para atendimento digital.

2ª via dos carnês: o acesso pode ser feito pelo portal da Prefeitura, no link https://novo.campinas.sp.gov.br/servico/iptu-2-via-iptu-taxas-imobiliarias-ano-corrente- .

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com