Connect with us

Cultura & Lazer

Jornada Literária movimenta Casa de Vidro a partir desta quinta, 22

A segunda edição da Jornada Literária, com entrada gratuita, movimenta a Casa de Vidro de 22 a 25 de novembro, com uma agenda voltada aos públicos infantil e adulto, que reúne palestras, debates, contação de histórias e oficinas. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC).

Entre as atividades, as mesas literárias abordarão questões ligadas à literatura. No dia 23, às 19h, haverá a mesa “Da Literatura ao Audiovisual”. Composta por Juliana de Paula, Ricardo Quintana, Caio Yo e Jânio Garcia, com mediação de Renata Sunega, apresentará as alterações necessárias no enredo, personagens e cenários para que uma produção literária seja transformada em produção audiovisual.

No dia 24, a partir das 10h, acontecerá o 1º Encontro de Livreiros de Campinas, que contará com a abertura de Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), e palestras de Gustavo Andrade, Gerson Ramos e Augusto Kater, todas focadas na ações de marketing aplicadas às livrarias.

Ainda neste dia, serão realizadas as mesas “Como nasce um livro” e “Autores ficção e não-ficção”. As duas apresentam autores nascidos ou residentes em Campinas, como Silmara Franco, Lenita Nogueira, Sérgio Caponi, Maria Alice Coelho, o ilustrador ganhador do Jabuti, pela adaptação de Dom Casmurro, Mario Cau, e Janice Florido, que atuou como editora e diretora em renomadas editoras como Editora Nova Cultural, Editora Best Seller, Ediouro, Siciliano e Larousse do Brasil.

A mesa “Como nasce um livro” também reunirá as educadoras Carolina Rachel Bittar, Simone Maria de Souza Silva e Luciana Maria Tozzi Santos. As especialistas apresentarão ações ligadas ao incentivo à leitura que incluem a produção de um livro pelos alunos.

No dia 25, às 10h, está prevista a mesa “Literatura e Educação” com os gestores públicos Luiz Roberto Mariguetti, da Secretaria de Educação de Campinas, e Maria Lúcia Serrano, da Secretaria de Educação de Atibaia, além da educadora e escritora Maria Alice Coelho.

No período da tarde, às 15h, a mesa será dedicada à literatura infantojuvenil com a escritora Telma Guimarães, que publicou mais de 170 títulos entre infantis e juvenis.
A programação está disponível no https://www.facebook.com/jornadaliterariacampinas/

A Casa de Vidro está localizada à Avenida Heitor Penteado, 2.145. Lago do Café. Campinas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com