Connect with us

Nossa Cidade

Jornada online discute desafios de novos prefeitos em transição de governo

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), participou nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, da “Jornada de Desafios dos Futuros Prefeitos – Transição de Governo e 100 Primeiros Dias”, promovida pela organização da sociedade civil Comunitas. O objetivo do evento é apoiar os novos prefeitos na transição de governo, na atuação nos primeiros 100 dias de gestão e no planejamento das metas da gestão.

A jornada tem duração de três meses e esta foi a primeira: “De prefeito a prefeito: sentei na cadeira de prefeito, e agora?” Participaram cerca de 50 prefeitos e prefeitas selecionados, de mais de 10 partidos diferentes, de municípios de todas as regiões do Brasil e de tamanhos diversos. A participação foi durante transmissão ao vivo.

Os prefeitos responderam sobre os principais desafios e cases de sucesso durante sua gestão. O prefeito Jonas Donizette lembrou da dificuldade e demora na aprovação de empreendimentos imobiliários em Campinas. Ele lembrou da parceria da Prefeitura com a Comunitas. Campinas também foi a primeira cidade a fazer parte do Programa Juntos, que estimula parcerias entre o setor público e a iniciativa privada, ainda em 2013. 

Dentre esses grandes resultados alcançados em Campinas está o Licenciamento Urbano, uma das frentes que mais geraram interesse nos gestores das cidades que fazem parte do Programa Juntos. O resultado disso foi a ARI – Aprovação Responsável Imediata, que reduziu a mediana do tempo de aprovação de novos empreendimentos imobiliários, além da criação de uma lei que permite a aprovação de novos empreendimentos de até 1.000 metros quadrados no mesmo dia, com a responsabilização do solicitante.

O objetivo da jornada também é o de compartilhar conhecimentos e boas práticas com os ex-prefeitos, para fundamentar essa etapa tão desafiadora da gestão. Os prefeitos foram indagados sobre quais recomendações fariam aos eleitos com base na experiência que viveram durante a sua gestão.

“Você disputou uma eleição, não será só um administrador, mas você é um líder, um agente político, a sua cidade te escolheu. Aprenda a ter soluções parciais até você ter condições de ter uma solução mais definitiva. Isso eu gostaria que alguém tivesse me falado”, disse Jonas Donizette.

Outra pergunta feita aos prefeitos foi o que é essencial aos eleitos saberem na transição. Jonas Donizette pontuou ter uma relação sadia e de diálogo com a Câmara Municipal, conhecer o ‘drama da sua cidade cada qual com sua particularidade’ e buscar soluções nos primeiros seis meses de governo. “E vai comunicando a população, mantendo-a informada sobre o que está sendo feito, buscando também soluções com a participação da comunidade e também o apoio de parceiros como a Comunitas”.

Ao final, os prefeitos ressaltaram que é preciso unir esforços e fortalecer o espírito público, principalmente em um momento complexo de crise sanitária e econômica, geradas pela pandemia da Covid-19. O conteúdo será disponibilizado de forma gratuita e aberta na plataforma rede juntos: redejuntos.org.br

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com