Connect with us

Nossa Cidade

Jovens beneficiários do PAC Santa Lúcia participam de oficina de robótica

Uma oficina de Robótica desenvolvida na Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Emílio Miotti, no último mês de junho, está motivando e inspirando crianças, adolescentes e jovens beneficiários do Projeto PAC Santa Lúcia.

 

Com o objetivo de estimular o raciocínio lógico e a criatividade, as oficinas buscam capacitar os participantes mostrando a eles fundamentos da robótica educacional, no uso pedagógico e em inúmeras atividades educacionais.

 

Durante as atividades são promovidas a interação com kit robótica, montagem do primeiro robô, roboliche, raciocínio matemático, montagem do robô com sensor de proximidade, atividade para que o robô identifique uma cor, entre outras. 

 

A aluna Brenda, de 14 anos, diz que gosta muito da programação que é oferecida porque surgem novidades.

 

“O projeto PAC sempre apresenta algo diferente pra gente e foi uma coisa bacana. Eu nunca pensei que ia aprender mecânica robótica, eu nunca pensei que ia fazer isso alguma vez na vida. Eu gostei bastante e eu até pensei em começar a fazer um curso técnico de mecânica. Achei muito importante eles trazerem isso, para termos um conhecimento diferente”, declarou.

 

O jovem Renato, de 14 anos, diz que também aprendeu muito.

 

“Com esse projeto a gente aprendeu bastante coisa, por exemplo, coisas manuais e de mais tecnologia.Nós que moramos aqui, não temos condições de fazer esse curso, mas com a ajuda do Projeto PAC foi uma coisa que ajudou bastante”, concluiu.

 

Fernanda é professora de matemática dois oitavos e nonos anos e conta que se encantou com as oficinas.

 

“Eu achei o curso de robótica maravilhoso porque eles só ouviam falar de robótica mas não tinham nada de prático. A nossa escola tem o diferencial, com tutoria, trabalho individual e diferenciado. Então eu achei muito interessante e eu acho que devia continuar o trabalho assim com os nossos alunos”, disse.

 

Para o coordenador da Coordenadoria do Trabalho Técnico Social da Cohab-Campinas (CTSOC), Daniel Rocha, o mercado de trabalho tem sofrido profundas modificações no país sendo que a automação e a tecnologia têm acelerado essas mudanças na chamada Quarta Revolução Industrial. 

 

“Se, por um lado, temos muitos postos de trabalho em declínio, por outro temos o despertar de novas e criativas possibilidades. Ao aplicar cursos como o de Robótica nas comunidades beneficiárias dos programas habitacionais, estamos auxiliando a transição dessas crianças, jovens e adolescentes para novas possibilidades de colocação no mercado, além da atividade em si ser uma importante ferramenta de transformação social”, afirmou.

 

Fazem parte da região de abrangência do Projeto PAC Santa Lúcia os bairros Jardim Yeda I e II, Núcleo Residencial Santa Lúcia, 2 de Julho, Vila Palácios e Vila Bordon. A oficina de Robótica deverá ser retomada no próximo mês de agosto.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com