Connect with us

Nossa Cidade

Programa Elos auxilia servidores de Campinas contra vícios em álcool e drogas

Programa Elos auxilia servidores de Campinas contra vícios em álcool e drogas

No mês de prevenção ao uso abusivo do álcool de outras drogas, o Junho Branco, a Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas reforça a divulgação do Programa de Prevenção e Atenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas, aberto a todos os servidores municipais. A iniciativa é realizada pelo programa Elos (Estratégias de Prevenção, Laços de Família Fortalecidos, Orientações aos Gestores, Servidor Acolhido), que acolhe e oferece apoio aos servidores que estão em tratamento, acompanhando-os individualmente, para tratar de questões da dependência química, tratamento externo, trabalho e fortalecimento dos relacionamentos, no trabalho e família.

Elos é gerido pela Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho, do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, e realiza ações de acolhimento e orientação ao servidor e suas famílias, e orientação às chefias. 

As ações de tratamento e prevenção sobre os malefícios do uso e abuso de drogas e álcool ocorrem o ano todo. Para participar por meio de busca espontânea o servidor pode procurar o DPSS, passar por entrevista inicial e fazer sua adesão.

O Programa

Lançado em outubro de 2021, o programa atendeu inicialmente a 10 servidores no projeto piloto. Atualmente, um ano e meio após o lançamento, 20 servidores são acompanhados pelo programa, dentre os quais oito servidores estão em tratamento externo, em Centros de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), Centros de Saúde e/ou Grupo de Ajuda Mútua e seis servidores em Comunidade Terapêutica (Padre Haroldo) ou Clínica de Reabilitação. 

O projeto piloto foi iniciado com uma demanda com o perfil servidores do sexo masculino, faixa etária entre 44 a 63 anos, sendo casos crônicos de dependência de mais de 20 anos de uso, na maioria dos casos. 

Após essa fase, o Elos teve mais sete novos encaminhamentos, entre dezembro de 2022 a maio de 2023, sendo três por busca espontânea, e quatro por encaminhamento interno de outras coordenadorias do DPSS e do programa Cuidando do Cuidador, da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como perfil servidores mais novos, predominantemente do sexo masculino, na faixa etária entre 39 a 56 anos, em relação ao piloto.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com