Connect with us

Nossa Cidade

Junho Violeta: combate à violência contra idosos

Junho Violeta: combate à violência contra idosos

A Prefeitura de Campinas inicia nesta quinta-feira, dia 1º, a mobilização do Junho Violeta, mês dedicado a combater a violência contra idosos no Brasil e no mundo. Um hotsite foi criado exclusivamente para a ocasião, acessível em http://campinas.sp.gov.br/junhovioleta

Uma série de eventos estão programados como parte das iniciativas de conscientização. “O objetivo é promover o respeito, o bem-estar e a dignidade das pessoas idosas, além de combater a violência que esses indivíduos frequentemente enfrentam”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. A programação completa pode ser conferida no site, assim como cartilhas e material informativo.

A agenda começa no dia 5 de junho, com uma Roda de Conversa intitulada “Envelhecer com Dignidade é um Direito da Pessoa Idosa”, no Espaço Kits-Campinas Shopping, região Sul da cidade. Este evento se propõe a ser um espaço aberto para discussões sobre a importância de garantir a dignidade à medida que as pessoas envelhecem.

No dia 12 de junho, a 1ª Reunião Descentralizada do Conselho Municipal do Idoso de Campinas será realizada no Espaço Cultural Maria Monteiro, na região Norte. Será um momento importante para discussões sobre política pública e ações comunitárias voltadas para as pessoas idosas na cidade.

Continuando com o tema de envelhecer com dignidade, no dia 13 de junho haverá uma Roda com o Grupo Programa Saúde Toda Vida no Clube Fonte São Paulo, na região Leste. Essa roda de conversa será organizada pela Unimed Campinas, enfatizando a importância da saúde e bem-estar na terceira idade.

No dia 14 de junho, haverá a Aula Inaugural da Turma das Oficinas Geração Mais Conectada, que será realizada no Centro de Referência da Juventude, na região Sudoeste. O evento enfocará o empoderamento digital e a inclusão digital das pessoas idosas.

No dia 15 de junho, ocorrerá o Seminário do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que será realizado na Câmara Municipal de Campinas. O seminário contará com a participação de Jessyka Bran, gerontóloga, cientista e pesquisadora da longevidade, qualidade de vida e saúde mental, e Natalia Carolina Verdi, advogada e Presidente da Comissão do Direito do Idoso na OAB-SP. O dia 15 é também o Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra os Idosos, criado pela lei 14.052/2011.

A partir do dia 19 de junho, serão realizadas diversas ações nos terminais de Campinas para promover o respeito e a conscientização sobre os direitos das pessoas idosas. Essas ações acontecerão no Terminal Central, Terminal Ouro Verde, Terminal Campo Grande e Terminal Barão Geral.

Encerrando a programação, no dia 24 de junho, a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa estará na Praça Vila Aurocam. Essa iniciativa tem como objetivo divulgar e oferecer serviços para a população idosa da região.

O Junho Violeta foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano de 2006.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com