Connect with us

Nossa Cidade

Livro Gestão Ambiental para Cidades Sustentáveis será lançado em setembro

Será realizado no próximo dia 5 de setembro, às 19h, na Livraria Cultura, em Campinas, o lançamento social do livro “Gestão Ambiental para Cidades Sustentáveis”, organizado pelo secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  (SVDS) de Campinas, Rogério Menezes, e pela supervisora departamental da Pasta, Andrea Struchel. 

 

Trata-se de uma obra coletiva escrita pelos profissionais da SVDS com vivência nos assuntos abordados nos capítulos. O livro relata as estratégias e soluções locais bem-sucedidas de gestão ambiental no tocante ao desenvolvimento econômico e social aliado à proteção do meio ambiente.

 

“O projeto do livro foi concebido com o objetivo de valorizar e compartilhar as experiências locais em gestão ambiental”, explica Rogério Menezes.

 

Evento

 

Além da sessão de autógrafos seguida de coquetel, os convidados poderão aproveitar para conhecer um pouco mais sobre a temática por meio da palestra “Diálogo para a sustentabilidade na gestão ambiental local”, apresentada pelos autores.

 

A obra

 

Financiado pelo Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Alimentar da Alemanha e publicado pela Editora Oficina de Textos,  o livro tem a participação de 17 autores, todos servidores da SVDS.

 

Os primeiros quatro do total de oito capítulos discutem os instrumentos de gestão ambiental (indicadores, legislação, licenciamento e fiscalização). 

 

Na sequência, a obra aborda a questão das políticas públicas e a gestão de áreas específicas como água, vegetação e fauna.

 

Na conclusão, é apresentada uma discussão crítica, com propostas sobre gestão ambiental e o apontamento de caminhos para ajudar os municípios a superarem as dificuldades em suas ações pela sustentabilidade.

 

Autores

 

Os especialistas da SVDS que assinam a obra, a partir do primeiro capítulo, são Cezar Capacle, Juliano Braga, Philip Cardoso, Andrea Cristina de Oliveira Struchel, Camila de Sousa Medeiros Torres Watanabe, Gustavo Fabricio D’Estefano, Rebeca Veiga Barbosa, Heloiza Fava Fagundes, José Carlos Borges Aguiar da Silva, Ângela Cruz Guirao, Sueli Aparecida Thomaziello e Alethea Borsari Peraro.

 

Geraldo Ribeiro de Andrade Neo, Paulo Anselmo Nunes Felippe, Sylvia Regina Domingues Teixeira e Josmar Cappa também estão no time de autores dessa obra de referência para gestores públicos.

 

 

Serviço

 

Lançamento do livro Gestão Ambiental para Cidades Sustentáveis

Quando: Quinta-feira, 5 de setembro, às 19h

Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi Campinas

Endereço: Avenida Iguatemi, 777 – Piso 1 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com