Connect with us

Nossa Cidade

Livro que retrata a história do Palácio dos Azulejos será lançado nesta terça, no MIS

 
O Museu da Imagem e do Som (MIS) sedia nesta terça-feira, 19 de dezembro, evento de lançamento e entrega do livro da coleção Conhecer Para Cuidar: “Campinas e o Palácio dos Azulejos – de Solar a Museu”. O evento será às 19h, aberto ao público. Os autores do livro são Alexandre Sonego, que estará presente no lançamento, Ana Villanueva e Hélia Brito.
 
O Palácio dos Azulejos, que atualmente abriga o MIS, foi o patrimônio escolhido para ser representado no livro da Coleção Conhecer Para Cuidar, que é considerada uma das mais importantes e inovadoras iniciativas de educação patrimonial e de estímulo ao turismo cultural sustentável do Brasil. Já representou 34 patrimônios culturais de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais por meio de maquetes de papel.
 
O coordenador de Extensão Cultural, Douglas Menezes, responsável pela gestão de todos os museus municipais, afirma que o livro é uma obra notável, representando um projeto consolidado de grande relevância. “Com distribuição gratuita, o livro do projeto Conhecer para Cuidar', destaca-se por valorizar o rico patrimônio cultural da edificação e da cidade de Campinas, oferecendo aos visitantes uma imersão educativa por intermédio de seu conteúdo descrito e pela surpreendente maquete do Palácio dos Azulejos disponível no livro para ser montada. Recomendo a leitura e apreciação do material que pude acompanhar a elaboração e desenvolvimento do projeto”.
 
Alexandre Sonego, um dos autores, sente-se lisonjeado pelo convite, mas com a responsabilidade e desafio de aproximar este importante equipamento cultural campineiro, o Palácio dos Azulejos e MIS – Museu da Imagem do Som do público infantojuvenil, que terão acesso a este material. “Considerei a iniciativa da Asas Produções louvável por desenvolver este projeto em diferentes lugares do Brasil e principalmente por garantir a distribuição gratuita dos livros. Tenho uma premissa, parafraseando Santo Agostinho, que digo que 'não se ama o que não se conhece', dessa forma projetos como este permitem que nossas crianças e adolescentes, bem como suas famílias possam ter contato com a História e Patrimônio Nacional".
 
 
Montagem de maquetes
 
Em cada cidade por onde a edição do projeto Conhecer Para Cuidar passa, é realizada uma programação. Em Campinas, serão quatro dias de atividades. Esse é um dos momentos de entrega do Projeto à comunidade. A programação engloba a realização das “Vivências Conhecer Para Cuidar”. Nelas, os participantes realizarão a montagem de maquetes em miniatura de papel do Palácio dos Azulejos. Essa interação promove a aproximação do público com o patrimônio representado, propiciando uma ligação afetiva e despertando a atenção para a importância da preservação dos bens públicos.
 
Já durante as “Interações Digitais Colaborativas”, os participantes utilizam o “Aplicativo Digital Conhecer Para Cuidar” para acesso às informações adicionais (sobre o Palácio dos Azulejos e o MIS-Campinas) a partir de cartas de interação. O aplicativo instalado nos tablets do projeto "lê" as cartas interativas e disponibiliza, de forma lúdica e consistente, interações inovadoras. As atividades de entrega atingem, durante os quatro dias, aproximadamente 1.280 pessoas de forma direta. Serão realizadas quatro “Vivências” e “Interações Digitais” por dia. Cada horário tem duração de 105 minutos e vaga para até 80 participantes. As atividades são gratuitas.
 
O Projeto Conhecer Para Cuidar conta com o patrocínio da Empresa Gontijo de Transportes, o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, do Museu da Imagem e do Som (MIS-Campinas), é executado por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (PROAC ICMS e PROAC DIRETO) e realizado pela Asas Empreendimentos Culturais.
 
 
Conheça os autores
 
Alexandre Sonego de Carvalho: é escritor, pesquisador, professor, filmmaker, gestor cultural e educacional. Possui graduação em Pedagogia – UNESP (2005) e Letras pela Unitoledo (2011), Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação, pela Unicamp e em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP. Mestre em Educação pela PUC-Campinas e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP/University of Leeds-UK tendo como objeto de pesquisa o MIS de Campinas.
 
Ana Villanueva é arquiteta, professora, pesquisadora, escritora e sócia proprietária da empresa Pátina Arquitetura e Consultoria. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas (1987), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1997), Doutora em História pela Unicamp (2010). Possui publicações nacionais e internacionais. Coordenou o Setor de Patrimônio Cultural de Campinas com destaque para projetos de restauro: dentre eles o restauro do Palácio dos Azulejos. Servidora Pública aposentada da Prefeitura Municipal de Campinas, tendo atuado como arquiteta na Coordenadoria do Patrimônio Cultural, no Museu da Imagem e do Som e no Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. É autora do livro Arquitetura Neoclássica em Campinas. Recentemente concluiu pesquisa de Pós Doutorado em História na Unicamp.
 
Hélia Brito é Analista Pedagógica de História, Produtora de Conteúdo Pedagógico e Autora de livros didáticos. Atua desde 2017 no ramo editorial e possui conhecimento de toda a cadeia de produção de materiais didáticos. Licenciada em História (Unibh – 2016) e especialista em Gestão Estratégica de Escolas (PUC Minas – 2021).
 
 
Serviço
Cerimônia oficial de entrega e lançamento do livro da coleção Conhecer para Cuidar “Campinas e o Palácio dos Azulejos – de Solar a Museu”
Data: 19/12 (terça)
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas) – 
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro
Aberto ao público (acesso gratuito)
 
 
Serviço
Realização das Vivências Conhecer para Cuidar e Interações Digitais Colaborativas
Período: 19/12 a 22/12 (terça a sexta)
Horário: manhã e tarde
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas) – 
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro
Atendimento à população campineira assistida por escolas públicas, projetos sociais, instituições filantrópicas, centros de atendimento socioeducativos e centros de atenção à pessoa idosa.
 
 
Atividades gratuitas
Acesso via agendamento prévio
Mais informações: contato@conhecerparacuidar.com.br

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com