Connect with us

Nossa Cidade

Lojistas avaliam como positivo projeto de mobiliário urbano na 13 de Maio

Lojistas avaliam como positivo projeto de mobiliário urbano na 13 de Maio

Os 800 metros do Calçadão da Rua 13 de Maio ganharão uma nova imagem até o final deste ano. O projeto de instalação de uma cobertura de guarda-chuvas coloridos, pufs, bancos e lixeiras de concreto ao longo da principal via do comércio central de Campinas foi apresentado pela Prefeitura na manhã desta terça-feira, 19 de julho, aos lojistas e diretores da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). A proposta foi apresentada pela Construtora Patriani em um chamamento público da Administração Municipal.

As secretárias municipais de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, e de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, que também é presidente da ACIC, fizeram a apresentação da proposta ao lado do executivo da construtora, Bruno Patriani, e do arquiteto responsável pelo projeto, Irineu Anselmo Júnior. Os lojistas e diretores da associação puderam conhecer o projeto, tirar dúvidas e apresentar sugestões. Eles saudaram a iniciativa como positiva e fizeram considerações sobre a instalação e manutenção.

Toda a estrutura a ser instalada será doada pela construtora ao município e deve se tornar permanente. “A parceria com a Prefeitura é uma forma de agradecer o carinho que a cidade sempre teve com a empresa. Uma cidade que abraçou a Patriani”, afirmou Bruno Patriani na reunião. A empresa ficará responsável pela instalação do projeto, que deve ser finalizado antes do final deste ano, e também pela manutenção pelo prazo de 12 meses.

Serão instalados 950 guarda-chuvas coloridos distribuídos em treliças de metal, que cobrirão seis quadras do Calçadão, que serão intercaladas ao longo da via, visando dar área de sombreamento mas também manter o espaço arejado. As estruturas ficarão a cerca de seis metros do chão, preservando a fachada das lojas e a iluminação.

Para tornar a permanência mais agradável para quem frequenta o comércio central, serão instalados na 13 de Maio vários pufs redondos, bancos retangulares vazados e lixeiras, todos confeccionados em concreto. O mobiliário urbano ficará a cerca de um metro e meio da entrada das lojas e será disponibilizado de forma espaçada pelas quadras.

Cartão-postal

“Será um grande passo para a requalificação do centro da cidade”, disse a secretária Carolina Baracat Lazinho durante a apresentação no auditório da ACIC. Para ela, além de um novo cartão-postal para Campinas, o mobiliário urbano trará conforto para alavancar as vendas do comércio.

A secretária de Desenvolvimento Econômico destacou que a ação está entre várias iniciativas que têm sido avaliadas entre o prefeito Dário Saadi e as pastas para a região. “Nunca se discutiu tanto o centro em um governo”, afirmou Adriana Flosi aos presentes. O chamamento público integra as iniciativas do Plano de Requalificação da Região Central de Campinas (PRAC).

Também participaram da reunião, o vereador Carlinhos Camelô; o vice-presidente ACIC, Guilherme Campos Júnior; o diretor da associação Edvaldo de Souza Pinto; o coordenador da Regional Central, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Jairson Valério dos Santos; e o presidente do movimento Avança Campinas, Luiz Picolotto Neto.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com