fbpx

Maio Amarelo prossegue com fórum, ações no esporte e blitz educativa

As ações educativas promovidas pelo movimento Maio Amarelo Campinas 2019 seguem aceleradas. No período entre quinta e segunda-feira, 9 a 13 de maio, estão previstas mais 11 atividades, direcionadas a públicos diversos. O destaque da programação no período será uma apresentação do movimento no 1º Fórum de Segurança no Trânsito da Região Metropolitana de Campinas, que ocorre no dia 10 de maio, entre 9h e 12h40, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas.

 

 

O secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, conduzirá a apresentação, prevista para as 11h15. O evento é promovido pela Comissão Permanente de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara Municipal, que integra o Movimento Maio Amarelo. Com o tema “Trânsito, um problema de Saúde Pública – necessidade de lideranças fortes para reduzir o número de lesões e mortes nas ruas e estradas”, o fórum faz parte da 5ª Semana Mundial da Organização das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito.


 

 

“Nesta semana, comemoramos a redução do número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. Em 2018, houve uma queda de 24,4% em relação a 2017. Esse resultado é fruto das ações realizadas pela Emdec no tripé Engenharia de Trânsito, Fiscalização e Educação. As atividades do Maio Amarelo se somam a esse tripé, contribuindo para o resultado alcançado”, destacou o secretário de Transportes.

 

 

Participam do fórum diversas autoridades. A programação conta com palestras de representantes da Associação Brasileira de Segurança Viária, Observatório Nacional de Segurança Viária, Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS/ONU), Secretaria Municipal de Saúde e Hospital das Clínicas da Unicamp. Esta última instituição fará uma apresentação do P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth), programa de prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude, no qual jovens visitam Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e interagem com vítimas de acidentes de trânsito. A Emdec é parceira da iniciativa.

 

 

Ao longo do evento, a Emdec interage com o público, por meio da Faixa VIVA e de demonstrações com óculos que simulam a embriaguez, para conscientizar sobre os efeitos nocivos de dirigir após beber.

 

 

Mais ações

 

 

Nesta quinta e sexta-feira, a partir das 19h, ocorrem as blitzes educativas “Álcool e direção. Combinação fatal!”, em bares da região do Cambuí. Educadores da Emdec abordam os frequentadores, passando orientações de segurança no trânsito e realizando testes informais com bafômetros. Além disso, o público poderá usar óculos que simulam embriaguez, para comprovar os problemas enfrentados por quem fica ao volante após ingerir bebidas alcoólicas.

 

 

A ação Maio Amarelo no Esporte volta a mobilizar atletas e torcedores na sexta e segunda-feira. No dia 10 de maio, a partir das 19h, atletas entram no Ginásio do Vera Cruz, para a partida de basquete entre Vera Cruz e Sorocaba, com uma faixa alusiva ao movimento. Já no dia 13 de maio, será a vez dos jogadores do Guarani mobilizarem torcedores a favor do Maio Amarelo, a partir das 20h, no Estádio Brinco de Ouro, durante a partida com o Vitória-BA, pela Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. Nos intervalos de ambas as partidas, os torcedores serão incentivados a acertar a cesta ou cobrar pênaltis usando óculos que simulam embriaguez, para chamar a atenção sobre os efeitos nocivos de dirigir após beber.

 

 

No período de 9 a 13 de maio, estão previstos seis eventos que têm como base as palestras “Desacelere! Viva mais” e “A gente aprende, agente ensina”. A primeira será levada a funcionários dos Correios, nos dias 9, 10 e 13 de maio e a atletas das categorias de base da Ponte Preta, no dia 9. Já a segunda palestra estará direcionada aos estudantes da Escola Estadual Professora Maria Isabel Giudice de Albuquerque Cavalcanti, no dia 9, e a crianças e adolescentes da Associação Beneficente Semear, no dia 13.

 

 

Em ambas as palestras, educadores da Emdec apresentam princípios de circulação segura e promovem uma discussão sobre as responsabilidades e comportamentos preventivos no trânsito.

 

 

Desacelere! Viva mais

 

 

O Maio Amarelo busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Em 2019, desacelerar é a palavra-chave da campanha promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), entre os dias 1º e 31 de maio. Com o mote “Desacelere! Viva mais”, a campanha foi inspirada pelo movimento slow, que combate as rotinas frenéticas. A ideia é incentivar a coexistência harmoniosa no trânsito e fomentar o senso coletivo.

 

 

A programação completa pode ser conferida no portal da Emdec, no hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo. Também estão disponíveis diversos materiais gráficos que podem ser utilizados pelos parceiros do movimento.