Connect with us

Nossa Cidade

Maio Amarelo traz ações educativas no trânsito, em defesa da vida

Maio começa com mais uma edição do movimento “Maio Amarelo”, ação internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha de 2021 faz uma reflexão sobre a responsabilidade e o respeito durante a circulação. O Movimento tem ação coordenada entre sociedade civil e poder público, com o intuito de discutir a segurança viária e mobilizar todos os segmentos e atores da circulação – pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, motoristas profissionais e passageiros – com ações para a preservação de vidas no trânsito.

 

 

“O Movimento Maio Amarelo é muito importante porque traz como mote ações de conscientização sobre comportamentos seguros na circulação. Que é, também, o que buscamos: fazer do trânsito um lugar mais seguro”, explica o secretário de Transportes de Campinas, Vinícius Riverete.

 

 

A Resolução nº 806/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece como mensagem a ser veiculada pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito a frase “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Mensagem complementar ao tema desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que tem nas peças publicitárias deste ano o slogan “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. As duas mensagens têm relação direta que a principal missão da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que é a defesa da vida no trânsito.

 

 

“Campinas tem uma tradição de redução gradativa, mas constante, dos acidentes de trânsito, apesar do crescimento da frota de veículos. Essa conquista sempre esteve apoiada nas ações de engenharia de tráfego, fiscalização e, principalmente, educação. Somos uma empresa em defesa da vida no trânsito”, afirma o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.

 

 

A Emdec, mais uma vez, está engajada no Movimento, e preparou diversas ações educativas para o mês. A empresa seguirá, durante as atividades, todos os protocolos adotados para conter a disseminação da Covid-19, promovendo várias ações virtuais. A Emdec também prepara banners, postagens e cartazes para a campanha.

 

 

Um hotsite sobre o Maio Amarelo entrou no ar nesta terça-feira, dia 4 de maio, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, em “Educação”, “Maio Amarelo”. Durante o mês também ocorrerá o lançamento do Boletim de Balanço de Acidentalidade em 2020, e do Plano de Educação para a Mobilidade de Campinas. As ações envolvem o público em geral e também setores estratégicos, visando ao desenvolvimento de programas de educação e prevenção de acidentes de trânsito.

 

 

A edição de 2021 do Maio Amarelo marca, ainda, o início de mais uma “Década de Ações pela Segurança no Trânsito”. A primeira “Década” foi instituída pela Organização da Nações Unidas (ONU), durante Assembleia Geral, em 11 de maio de 2011, contemplando o período de 2011 até 2020. O objetivo era, então, reduzir em 50% o número de mortes e lesões no trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo realiza nesta questão.

 

 

Mais sobre o Maio Amarelo

 

 

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, coordenado entre o poder público e a sociedade civil. O Movimento tem como objetivo colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

 

A iniciativa foi criada em 2014, pelo ONSV, em apoio à primeira “Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020”, criada pela Assembleia Geral da ONU. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

 

 

O símbolo do Movimento é um laço, na cor amarela. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com