Connect with us

Nossa Cidade

Mais de 140 mil pessoas devem visitar cemitérios no Dia de Finados

Mais de 140 mil pessoas são esperadas para visitar os cemitérios públicos da Saudade, Nossa Senhora da Conceição (Amarais) e de Sousas, nesta quinta-feira, 2 de novembro, Dia de Finados. Os três cemitérios municipais funcionarão em horário especial, das 6h às 19h. 

 

 

 

Segundo o presidente da Setec (Serviços Técnicos Gerais), Arnaldo Salvetti Palácio Júnior, somente no dia 2, o fluxo nos cemitérios municipais deve ultrapassar as 100 mil pessoas. Para receber o público, foi realizado um mutirão de limpeza e manutenção nos cemitérios e haverá uma estrutura especial para atender os visitantes, com transporte interno para idosos e pessoas com deficiência. 

 

 

 

“Além da Setec, diversas estruturas públicas como a Guarda Municipal, a Polícia Militar, o Samu e a Emdec atuarão em conjunto para garantir que tudo ocorra com as melhores condições e sem nenhuma intercorrência. Também fizemos uma parceria com a Sanasa para disponilizar água potável para os visitantes, principalmente para as pesosas idosas”, afirmou Salvetti. 

 

 

 

Fiscais da Setec atuarão no entorno dos cemitérios para coibir panfletagem e venda de flores e velas por comerciantes ambulantes. Esses artigos somente poderão ser vendidos pelos permissionários cadastrados na autarquia e que já atuam nas bancas nas imediações dos cemitérios. A Guarda Municipal reforçará o patrulhamento no entorno dos cemitérios públicos durante o horário de visitação, e o Samu terá uma viatura a mais para apoiar o esquema especial do feriado.

 

 

Missas 

 

 

No dia 2 de novembro serão celebradas missas nas capelas do Cemitério da Saudade e Nossa Senhora da Conceição, às 7h, 8h30, 10h30, 14h e 16h. No Cemitério de Sousas, a missa será realizada em horário único, às 9h. 

 

 

Trânsito e transporte 

 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) fará na quarta-feira e quinta-feira, dias 1º e 2 de novembro, das 7h às 19h, operação especial para atender as demandas de visitação aos principais cemitérios, tanto públicos quanto privados. 

  

 

A operação visa organizar o fluxo de veículos, garantir a segurança dos pedestres e facilitar o deslocamento da população.

  

 

Três linhas ganharão reforços na quantidade de viagens: linha 3.97 (Gramado), que atende os cemitérios do Parque Flamboyant e Parque das Aléias; a linha 3.16 (Pq. Cidade), para acesso ao Cemitério Nossa Senhora da Conceição “Amarais”, e a linha 3.59 (Jd. Esmeraldina/Estação Cidade Judiciária), que leva ao Cemitério da Saudade.

 

 

 Para as visitas aos cemitérios, os usuários poderão fazer uso do transporte público, nas seguintes linhas:

 

 

Cemitério da Saudade:

  

 

173

 JARDIM SÃO VICENTE / PARQUE ITÁLIA

 

253

 SWIFT X VILA BOA VISTA

 

307

 INTERBAIRROS I

 

308

 INTERBAIRROS II

 

341

 JARDIM SÃO GABRIEL

 

342

 JARDIM ALIANÇA

 

344

 ESTAÇÃO PARQUE PRADO

 

345

 JARDIM CARLOS LOURENÇO / CIDADE JUDICIARIA

 

346

 JARDIM CARLOS LOURENÇO

 

349

 VILA FORMOSA

 

359

 JD. ESMERALDINA / ESTAÇÃO CIDADE JUDICIÁRIA

 

403

 NOVA EUROPA

 

 

 

 

 Cemitério Nossa Senhora da Conceição “Amarais”

  

 

310

 VILA OLIMPIA (INCLUSIVO)

 

311

 JARDIM SANTA MONICA

 

312

 VILA ESPERANÇA

 

313

 CDHU – AMARAIS

 

316

 PARQUE CIDADE

 

317

 JD. SAO JOSE / JD SAO MARCOS

 

381

 SHOPPING DOM PEDRO / SHOPPING IGUATEMI

 

 

 

Cemitério Parque Flamboyant / Cemitério Parque das Aléias

  

 

397

 GRAMADO

 

 

 

 

 Cemitério Parque das Flores

  

 

123

 TERMINAL CAMPO GRANDE / TERMINAL OURO VERDE (INCLUSIVO)

 

205

 TERMINAL CAMPO GRANDE / TERMINAL OURO VERDE

 

231

 SATÉLITE ÍRIS I

 

239

 TERMINAL OURO VERDE

 

 

  

 

Cemitério Parque das Acácias

  

 

173

 JARDIM SÃO VICENTE / PARQUE ITÁLIA

 

341

 JARDIM SÃO GABRIEL

 

349

 VILA FORMOSA

 

378

 CARREFOUR VALINHOS/SHOPPING IGUATEMI

 

 

 

Para informações sobre horários e itinerários de ônibus, o usuário pode acessar o site www.emdec.com.br. Para emergências de trânsito, a população tem à disposição o contato com a Emdec pelo telefone (19) 3772-1517.

 

 

 

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com