Connect with us

Nossa Cidade

Mais de 30 veículos passam por inspeção ambiental da Emdec na avenida Baden Powell

Realizada entre os dias 9 e 10 de abril, a inspeção veicular ambiental promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) na avenida Baden Powell, no Jardim Nova Europa, somou 33 veículos inspecionados. Destes, 25 foram aprovados e oito (24,2%) reprovados por apresentarem índices de emissão de poluentes acima do recomendado.

 

A ação é gratuita e não gera qualquer penalidade para os motoristas. A intenção é educativa: conscientizar sobre os níveis de emissão de poluentes na atmosfera, estimulando a adequada manutenção preventiva dos veículos.

 

Ao todo, o ciclo 2024 de inspeção ambiental verificou 71 veículos. Na semana passada, entre os dias 2 e 4 de abril, a van itinerante esteve presente na Praça da Concórdia, no Parque Valença. Nessa primeira parada, foram 38 inspeções realizadas, com índice de reprovação de 26,3%.

 

Os proprietários dos veículos reprovados recebem um laudo contendo as possíveis causas e são orientados a realizar manutenção mecânica preventiva. Um folheto com as orientações também é entregue pela equipe da Emdec.

 

A base móvel conta com equipamentos que medem a emissão de gases por veículos movidos a gasolina, álcool, gás natural veicular (GNV) e diesel. Técnicos da Emdec verificam o funcionamento do motor; vazamentos de óleo e fluido; estado de conservação do escapamento; ausência da vareta medidora do óleo; e fixação e conexões das mangueiras.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com