Connect with us

Nossa Cidade

Mais de 700 jovens participam de solenidade da Junta Militar

A cerimônia de Compromisso à Bandeira e Entrega de Certificados de Dispensa do Serviço Militar Inicial foi realizada nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex), em Campinas. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que é o presidente da 33ª Junta do Serviço Militar de Campinas, participou da solenidade que reuniu cerca de 700 jovens que representaram os que já foram dispensados.

 

 

 

Participaram da solenidade o Comandante da Espcex, Coronel Fabiano Espínola Araújo, o Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização da Junta de Serviço Militar, 1º Tenente Vanderlei Soares, além de outras autoridades militares. 

 

O prefeito Jonas Donizette contou que em sua juventude também esteve no lugar em que estavam os jovens, tendo sido dispensado do Exército por ser arrimo de família. “Podem ter certeza de que o tempo passa rápido. Cada um de vocês tem uma história de vida. Não deixem que as dificuldades destruam dentro de vocês a vontade de lutar e superar as barreiras que surgirem e não deixem os sonhos desaparecerem”.

 

 

 

Ele também falou aos jovens sobre a importância das instruções recebidas durante a cerimônia pelas autoridades militares. “Somos um país e um povo muito diversificado e é importante que aprendamos a ter respeito pelo próximo, independentemente de pensar ou ser parecido conosco. Quando respeitamos o próximo, também somos respeitados. Recebam esse certificado e não se esqueçam dessas instruções que dizem respeito à disciplina, ao civismo e ao patriotismo, valores muito importantes que poderão ser passados também aos filhos de vocês no futuro”, disse o prefeito.

 

Em Campinas, cerca de 9 mil jovens se alistaram para a seleção do serviço militar durante o primeiro semestre deste ano. O alistamento é obrigatório para todo homem brasileiro no ano em que completa 18 anos. Há um primeiro corte pelo sistema, que já dispensou cerca de 4 mil jovens. Os outros 5 mil prosseguem no processo, passam por exames e entrevistas, e também por mais uma seleção, realizada no final do ano, nas unidades do Exército para onde serão encaminhados.

 

 

 

Do total geral de inscritos, apenas cerca de 800 deles serão incorporados e farão o serviço militar inicial em 2020. Eles passarão pelo treinamento em oito unidades do Exército Brasileiro em Campinas. Os outros jovens serão dispensados, mas todos fazem o Juramento à Bandeira e recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com