Connect with us

Policial

Mais nove cidades da RMC ganham patrulhamento do Baep

Mais nove cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) terão a presença do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar), considerada a elite da PM paulista.

Nesta quinta-feira (19), o governador João Doria inaugurou a 10ª unidade do Baep, em Piracicaba, sede do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior 9), que, na RMC, é responsável pelas cidades de Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Sumaré. 

Com isso, todas as 20 cidades da RMC agora têm a presença do Baep. O 1º Baep, de Campinas, já atua desde 2014 em 38 cidades da área do CPI-2 – incluindo 12 da RMC. “A melhor polícia militar do Brasil é a Polícia Militar do estado de São Paulo.

Historicamente a mais preparada e bem treinada. Uma conquista que não é deste governo, e sim dos últimos 50 anos da PM de São Paulo”, disse Doria em Piracicaba. “Até o final do nosso mandato, nós teremos 17 Baeps atendendo a todas o interior, regiões metropolitanas e litoral”, prometeu. 

Anunciado em agosto deste ano, o novo Baep passa a funcionar em um prédio alugado pelo Estado, por um valor mensal de R$ 18 mil. Para receber a unidade, o imóvel, que possui um terreno de 10 mil m² e 1,3 mil m² de área construída, passou por adequações custeadas pelo proprietário.  

Com um efetivo que ultrapassa 200 policiais e 30 viaturas, o Baep de Piracicaba contará com três grupos de canil, distribuídos entre a cidade-sede e os municípios de Rio Claro e Sumaré. A inauguração eleva para 11 o número de Baeps em funcionamento no estado.   

TREINAMENTO

A equipe que compõe o Baep de Piracicaba iniciou o treinamento em novembro deste ano, com término no último dia 13, sob coordenação e aplicação do Comando de Policiamento de Choque.

Foram aplicadas disciplinas específicas do treinamento da Rota, 2º Batalhão de Choque, 3º Batalhão de Choque, COE (Comandos e Operações Especiais) e Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais). Os policiais do Baep estão aptos para patrulhamento tático; gerenciamento de crises e negociações com reféns; busca e localização de artefatos explosivos; conduta de patrulha em locais de risco; controle de multidões; e policiamento em eventos e praças desportivas.

Fonte: ACidadeON

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com