Connect with us

Nossa Cidade

Mais sete linhas atendem a Estação João Jorge, a partir de segunda-feira

Outras sete linhas do sistema convencional de transporte público atenderão a Estação João Jorge, a partir da próxima segunda-feira, 12 de abril. Juntas, elas transportam cerca de 12,4 mil passageiros diariamente. Agora, serão 12 linhas no total, realizando paradas na estação.

Localizada na Avenida João Jorge, entre as vias Dr. Salles Oliveira e Sete de Setembro, a nova estação compõe o Corredor BRT Ouro Verde (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido). Passam a atender a Estação João Jorge, em ambos os sentidos, as linhas 120 (Terminal Ouro Verde); 140 (Terminal Vila União / Jardim Yeda); 141 (Jardim Capivari); 142 (Jardim Santa Terezinha); 162 (Jardim Paulicéia); 163 (Campos Elíseos); e 193 (Aeroporto de Viracopos). Serão mais 20 veículos operando a nova estrutura diariamente, com embarque e desembarque pela faixa exclusiva.

“A definição das linhas que utilizam a nova estação leva em conta os eixos e regiões atendidas. O intuito é que o maior número possível de usuários seja beneficiado com mais conforto e segurança no embarque e desembarque”, explica o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ayrton Camargo e Silva.

O atendimento aos usuários destas linhas deixa de ocorrer, portanto, nos pontos localizados nas marginais da Avenida João Jorge – posterior à Avenida General Carneiro e anterior à Rua Dr. Salles Oliveira (sentido Centro); e posterior à Rua Francisco Teodoro e anterior à Rua Sete de Setembro (sentido bairro).

Assim como vem ocorrendo ao longo desta semana, agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estarão posicionados nos antigos pontos de parada e na nova estação, orientando os usuários do transporte público sobre as mudanças no atendimento.

Desde o dia 5 de abril, outras cinco linhas do sistema convencional de transporte atendem à nova estação. Juntas, elas transportam cerca de 13 mil passageiros diariamente. As linhas 317 (Jardim São José / Jardim São Marcos), 348 (Vila Marieta / Cidade Judiciária), 371 (Estação Parque Prado), 377 (Vila Marieta / Shopping Parque Dom Pedro) e 430 (Swiss Park) atendem ao sentido Centro. Já no sentido bairro, somente as linhas 317, 371 e 430 realizam parada.

Benefícios

A Estação João Jorge é composta por uma plataforma de piso baixo e uma plataforma de piso elevado. A primeira, ativada para o sistema convencional de transporte público, conta com área total de 485 m². Possui estrutura metálica, iluminação em LED, piso de granito e bancos de concreto, o que proporciona maior distanciamento entre os usuários neste período de enfrentamento da pandemia de coronavírus (Covid-19). O espaço é totalmente acessível, conta com rampas, corrimões e piso tátil.

Já a plataforma de piso elevado será ativada quando o sistema BRT entrar em operação. Ela conta com 880 m², fechamento em vidro laminado duplo, portas automáticas, catracas eletrônicas de acesso e semáforos externos para orientação da parada do ônibus na plataforma.

A Estação João Jorge integra o trecho inicial do Corredor BRT Ouro Verde, liberado para circulação em outubro de 2020. O trecho da Avenida João Jorge, entre o viaduto Miguel Vicente Cury e a Amoreiras, conta duas faixas (uma por sentido) dedicadas ao transporte público, com espaço para ultrapassagem junto às estações. Para o tráfego em geral, são seis faixas de rolamento (três por sentido), predominantemente.

No total, o BRT Ouro Verde contempla 14,6 km de extensão, saindo do Terminal Central e seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova. Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com