Connect with us

Nossa Cidade

Mário Gatti lança geladeira-estante de livros para distração de pacientes

Uma geladeira que serve de estante de livros para a distração e diversão de pacientes, funcionários e acompanhantes do Hospital Dr. Mário Gatti

Mário-Gatti-lança-geladeira-estante-de-livros-para-distração-de-pacientes.jpg

Uma geladeira que serve de estante de livros para a distração e diversão de pacientes, funcionários e acompanhantes do Hospital Dr. Mário Gatti. Esta é a proposta do projeto PraTiCidade, que foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 26 de fevereiro, no hospital. Este projeto vai complementar outro a ser lançado em breve, o “Leitura no Leito”, no qual voluntários leem para os pacientes internados no hospital.

A partir de agora, na internação, quem entrar no hospital verá a geladeira customizada que armazena os livros, que foram doados pela população para o projeto. Quem quiser pode pegar um título e lê-lo, sem pagar nada, enquanto aguarda a visita a algum paciente internado ou espera por atendimento.

Os temas de leitura são variados, desde astronomia, cosmologia, astrofísica, ciências da natureza, geologia, psicologia, sociologia, filosofia até romances, entre outros. Aproximadamente cem livros já foram arrecadados para o projeto e ficam disponíveis 24 horas por dia, na recepção da área de internação do hospital. A geladeira que está sendo usada como estante de livros seria descartada porque não funciona mais.

Para a coordenadora de Humanização do Hospital Mário Gatti, Lucimeire Graziela Martini, o projeto vai além de incentivar a leitura e o compartilhamento de livros, visando humanizar o ambiente hospitalar. “O espaço hospitalar é um espaço de dor. A ideia do projeto é fazer esse momento o menos sofrido possível por meio da magia da leitura de um livro, que leva o leitor a um mundo de fantasia e descontração”, avalia Lucimeire.

A primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci, esteve na inauguração da geladeira de livros. “Toda manifestação de arte muda o ambiente hospitalar. Espero que ainda venham muitas outras geladeiras”, destacou Sandra.

Leitura no Leito

O projeto Leitura no Leito, que começa no dia 11 de março na Rede Mário Gatti, vai utilizar os livros que estão disponíveis no projeto PraTiCidade. Neste segundo projeto, voluntários vão ler para os pacientes internados. O objetivo é o mesmo do PraTiCidade: humanizar o atendimento hospitalar. 

A Rede Mário Gatti já recebeu 70 inscrições para voluntários interessados em colaborar com o projeto. O Leitura no Leito será realizado duas vezes por semana, das 15h às 17h.

Serviço

Os interessados em doar livros para o projeto PraTiCidade podem entregar os exemplares de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Coordenadoria de Humanização do Hospital Mário Gatti, que fica na Avenida Prefeito Faria Lima, 340, no Parque Itália.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com