Connect with us

Cultura & Lazer

Mata de Santa Genebra atinge recorde de 15 mil visitantes em 2022

Mata de Santa Genebra atinge recorde de 15 mil visitantes em 2022

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) atingiu o marco de 15 mil pessoas participantes em atividades e projetos educativos durante 2022. É um recorde para a unidade de conservação; a maior quantidade de visitantes em um único ano. O número foi alcançado nesta quarta-feira, 14 de dezembro, com a visita de alunos da Escola Estadual Pedro Salvetti Netto, que fica no Jardim Capivari, região Sudoeste de Campinas. 

A Mata de Santa Genebra recebe visitantes em diversos projetos, entre os quais visitas autoguiadas; visitas monitoradas de escolas públicas e entidades filantrópicas; visitas monitoradas por condutores credenciados; atividades educativas e culturais; projeto Floresta Saudável: Pessoas Saudáveis; Feirata – A Feira da Mata; passeio noturno “Procurando o Corpo Seco”; trilha para pessoas com deficiência visual; projeto A Mata Vai, entre outros. 

Escola Pedro Salvetti

A visita dos estudantes da Escola Estadual Pedro Salvetti Netto ocorreu por meio do Projeto Educação Ambiental. Os alunos percorreram durante 30 minutos a ‘Trilha do Jatobá’.

De acordo com o presidente da FJPO, Cidão Santos, os diversos projetos desenvolvidos na Mata buscam sensibilizar a comunidade sobre a real situação da floresta e a importância da conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, que conduzem para a melhoria da qualidade de vida.

“Os projetos atuam para informar, educar e mobilizar a sociedade sobre a importância desta área protegida e de suas repercussões econômicas, sociais e ambientais. É muito importante atrair cada vez mais pessoas para este rico bioma preservado na nossa cidade”, disse o presidente da Mata de Santa Genebra.

Inscrições para visitas e trilhas na Mata

Os agendamentos de visitas monitoradas gratuitas para escolas públicas e entidades filantrópicas do município foram suspensas neste fim de ano devido ao período de festas e de férias escolares, e voltarão no início de 2023. 

As visitas autoguiadas – em que os visitantes caminham sem o acompanhamento de um condutor ou com roteiros pré-determinados – ainda podem ser realizadas em 2022. O roteiro da visita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada

Os monitores estarão à disposição para esclarecimento de dúvidas na sede da Fundação José Pedro de Oliveira. A visita autoguiada é recomendada para visitas individuais ou em pequenos grupos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com