Connect with us

Nossa Cidade

Mata Santa Genebra recebe inscrição para trabalho voluntário na área verde

Estão abertas as inscrições para 12 vagas do programa de voluntariado da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Mata Santa Genebra, que tem gestão compartilhada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO).

Os interessados podem se inscrever até 24 de janeiro, pelo sistema de voluntariado, pelo link no site do ICMBio: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/acoes-e-programas/acoes-socioambientais-e-consolidacao-territorial-em-ucs/programa-de-voluntariado-do-icmbio . Ao acessar o sistema pela primeira vez, basta preencher o cadastro disponível no sistema com as informações pessoais e selecionar, no campo “Chamadas abertas”, a chamada ICMBio Iperó 0003/2022.

Os selecionados poderão colaborar com diversas atividades de uso público que são realizadas na Mata. Entre estas, figuram a recepção e orientação de visitantes, condução de visitantes em trilhas e apoio à manutenção de espaços educadores como o Borboletário e o Viveiro de Mudas.

 

Ao se candidatar, será necessário indicar os dias e horários disponíveis para participar das atividades. Há a possibilidade de participar em dias úteis ou aos finais de semana.

 

A carga horária varia de 4 e 16 horas semanais, de acordo com a disponibilidade do voluntário e a necessidade da área. O período de atuação previsto é de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023.
 

Aprendizado

Além de ser uma importante ferramenta de aprendizado para estudantes e profissionais formados, o programa é fundamental para a realização dos projetos previstos no Plano de Manejo da ARIE. Também colabora para o envolvimento da comunidade na gestão da Unidade de Conservação.
 

Ao participar do programa, o voluntário adquire experiência na prática da conservação do meio ambiente, integração comunitária, educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Os responsáveis pelo programa destacam que o participante também aprimora os conhecimentos para sua formação educacional e profissional, incrementa uma experiência de cidadania e de desenvolvimento pessoal.
 

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Fundação José Pedro de Oliveira podem ser obtidas no site www.fjposantagenebra.sp.gov.br

ou pelo e-mail cristiano.krepsky@fjposantagenebra.sp.gov.br.

A ARIE Mata de Santa Genebra fica na Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com