fbpx

“Meninas SuperCientistas” tem inscrições gratuitas até este domingo

Terminam no próximo domingo, 5 de maio, as inscrições para o projeto “Meninas SuperCientistas”, que será realizado na Unicamp e tem como objetivo incentivar meninas a seguirem carreira na área de ciência. A participação é gratuita e o programa é feito por meio de atividades realizadas por cientistas mulheres com 50 alunas do ensino fundamental II (de escolas públicas e privadas). A ideia é que as meninas possam se inspirar com exemplos de mulheres que atuam na ciência feita no Brasil. O programa tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas.

 

O evento foi inspirado no projeto “Meninas com Ciência”, realizado por mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que teve início em 2016 e neste ano realizará sua 5ª edição. Foram realizadas também duas edições do “Meninas com Ciência-SP”, em 2017 na UFSCar em Sorocaba (“Pequenas Cientistas”) e, em 2018, na USP em São Paulo.


 

As atividades serão realizadas em quatro sábados de junho (01/06, 08/06, 15/06, 29/06) nas dependências da Unicamp, com exceção da visita ao museu Museu Aberto de Astronomia (MAAs), que fica no Distrito de Joaquim Egídio. Entre as atividades estão palestras, oficinas, minicursos e visitas a museus. O foco será nas áreas de ciência, engenharia e matemática.

 

O programa é gratuito e será oferecida alimentação (almoço e lanches) nos quatro dias de evento. Além disso, será oferecido o transporte aos museus saindo e voltando do IMECC-Unicamp.

 

Os pré-requisitos para as meninas participarem são: ser aluna do ensino fundamental II, regularmente matriculada em escola pública ou particular; ter disponibilidade de participar dos quatro dias de evento no mês de junho; e ter autorização de um responsável. As inscrições devem ser feitas no site https://www.ime.unicamp.br/meninassupercientistas/inscricoes.html