Connect with us

Sumaré

Merenda escolar de Sumaré passa a contar com alimentos da Agricultura Familiar

 

Sumaré, 3 de maio de 2018

 

A merenda escolar dos alunos de Sumaré vai ficar mais saudável! Para enriquecer a alimentação dos 50 mil alunos das escolas municipais e estaduais da cidade, serão adicionados na merenda alimentos da agricultura familiar, provenientes dos produtores rurais da cidade e região. A licitação para a contratação dos fornecedores desses produtos já foi concluída, em um investimento de cerca de R$ 1,9 milhão.

“Uma alimentação balanceada é fundamental não só para a saúde das nossas crianças e adolescentes, que passam grande parte do dia nas escolas, mas também para o aprendizado de todos eles. A previsão é que ainda neste semestre as mudanças no cardápio sejam iniciadas e os produtos incorporados no dia-a-dia dos nossos estudantes. Além de contribuir para a nutrição das crianças, nosso objetivo com essa medida é também valorizar a agricultura familiar e a produção rural, gerando emprego e renda aos trabalhadores do campo”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Entre os alimentos que serão incorporados na merenda estão verduras, legumes, frutas para as sobremesas dos alunos e até sucos naturais. “É uma preocupação do prefeito Luiz Dalben a alimentação adequada dos nossos alunos e nos empenhamos para fornecer uma merenda cada vez mais balanceada e nutritiva. Contamos com uma Comissão de Alimentação Escolar, que verifica a qualidade do que é ofertado aos estudantes, visitando, inclusive, os fornecedores. Agora, com os alimentos da agricultura familiar, vamos somar e enriquecer ainda mais o que já oferecemos aos alunos, sejam das escolas municipais ou estaduais. Se hoje são ofertadas frutas dois dias na semana, com a agricultura familiar serão servidas frutas cinco dias, por exemplo”, explicou a secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros. 

Foram contratadas três organizações para o fornecimento dos alimentos: Cooperativa Agropecuária Dourados – Assentamento Dandara Barracão Comunitário, Cooperativa Agropecuária Familiar de Paraguaçu Paulista e Região e Cooperativa de Produção e Comercialização Assentamentos de Sumaré. Esta última é formada pelos três assentamentos da cidade, que reúnem 225 produtores rurais. O carro-chefe da produção é a goiaba, banana e hortifruti. A produção tem um escoamento que chega a 30 toneladas por semana.

A Prefeitura de Sumaré investe na alimentação de qualidade para toda a população. Em outubro passado, o prefeito Luiz Dalben assinou o Decreto nº 10.150, criando a Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional. O grupo deve elaborar, a partir das diretrizes emanadas no CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional), a Política e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o objetivo de promover a saúde e inclusão da população, principalmente das crianças, por meio de uma alimentação adequada e saudável, além de incentivar a agricultura familiar.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com