Connect with us

Nossa Cidade

Mesa-redonda sobre patrimônio cultural e arquivos será nesta quinta, 18/08

“Patrimônio e arquivos: transversalidades e convergências no campo das políticas públicas de memória” é o tema de uma mesa-redonda virtual organizada pelo Arquivo Municipal da Prefeitura de Campinas, agendada para a tarde da próxima quinta-feira, dia 18 de agosto, a partir das 15h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet.

O evento marca o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado na véspera, em 17/08, e é aberto a todos os interessados. De acordo com a organização, a proposta é fazer uma reflexão sobre a relação entre patrimônio e arquivos e, especificamente, sobre como ela pode contribuir no trabalho educativo e de difusão cultural. 

“As inscrições podem ser feitas até o início do evento, na próxima quinta-feira. Já temos 102 participantes inscritos até esta terça-feira (16/08)”, conta a diretora de Gestão da Informação, Documentos e Atendimento ao Cidadão do Arquivo Municipal da Prefeitura de Campinas, Karen dos Reis Gonçalves de Mattos. 

A participação de Campinas nesta semana em que as instituições celebram o Dia Nacional do Patrimônio Cultural é considerada uma ação de grande alcance e a procura pelas inscrições comprovariam isso. “Primeiro, porque o Arquivo Municipal de Campinas, após o Arquivo do Estado, é um dos mais importantes de São Paulo, sendo o maior da Região Metropolitana de Campinas (RMC); segundo, porque é parte do trabalho feito pela equipe durante todo o ano, desde a difusão de informações, atividades de capacitação e formação, tanto para os servidores, como os da rede municipal de Educação, quanto para pesquisadores e interessados em geral, entre outras ações realizadas a partir do acervo público”, explica Karen Mattos.

A mesa-redonda digital conta com o apoio de outras instituições, como o Arquivo Público de Ouro Preto, o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo e o Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Rio de Janeiro.

O encontro ocorrerá no canal EducArquivo, em 18 de agosto, das 15h às 17h. Haverá emissão de certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas no endereço https://www.even3.com.br/patrimonioearquivos/.

Programação

A mesa-redonda “Patrimônio e arquivos: transversalidades e convergências no campo das políticas públicas de memória” terá mediação de Josianne Cerasoli, professora doutora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

O encontro on-line contará com a apresentação de temas relacionados. Helenice Afonso de Oliveira, da equipe do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto, abordará “Traçando linhas, percorrendo caminhos: A cidade e seu acervo: patrimônio humano e acervo documental”. 

Já Magda Almada, participante do Mestrado Profissional Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, da Fiocruz, apresentará “O som do patrimônio e seus arquivos”. 

Do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, Vanessa Lima falará sobre “Educação e Patrimônio: os arquivos como lugares de criação”. 

Serviço:

Mesa-redonda on-line “Patrimônio e arquivos: transversalidades e convergências no campo das políticas públicas de memória”

Dia: 18/08, quinta-feira

Horário: das 15h às 17h

Onde: no canal EducArquivo

Inscrições: são gratuitas podem ser feitas até o fim da manhã do dia 18/08, no site https://www.even3.com.br/patrimonioearquivos/.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com