Connect with us

Nossa Região

Micro e pequenas empresas criam 70% das vagas

vagas, emprego

As micro e pequenas empresas abriram 3.716 novas vagas de empregos enquanto as médias e grandes registraram 1.603 novos postos de trabalho de janeiro a novembro de 2019, em Campinas. O saldo de vagas das micro e pequenas empresas (MPEs) representa 69,9% do total de empregos gerados em 2019 na cidade, segundo análise do Sebrae-SP, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“Quem vai gerar os empregos que o País precisa não serão os gigantes, serão as pequenas e micros, que contratam ou transformam desempregados em empreendedores. Os números mostram a força dos pequenos negócios”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.

A empresária Marisa Magalhães, que tem loja no centro da cidade, de fornecimento de matéria-prima para artesãos, tem vivido dias de otimismo. No ano passado, contratou sete novos funcionários e este ano já abriu uma nova vaga de emprego. Ela conta que teve momentos de apreensão por conta da crise, mas confia no segmento que escolheu. “Muita gente tem no artesanato uma segunda fonte de renda e esse segmento cresceu muito por causa do aumento do desemprego. Gente que perdeu o emprego tenta sobreviver com artesanato e é aí que a gente entra”, diz Marisa, que chegou a duplicar o tamanho da empresa em 2019 e continua otimista para 2020.

Proprietária da Tininha Decorações — uma empresa de locação de decoração para festas infantis, Paula Gurgel também contratou no ano passado: contava com quatro funcionários e, com a ampliação do negócio em 2019, teve de abrir três novas vagas. “Neste ano, já estou me preparando para contratar mais um.” “Até por causa da crise, muita gente prefere fazer festas mais intimistas e aí é que entra o nosso negócio”, afirma.

Segundo o levantamento, o destaque foi o setor de serviços, que abriu 2.929 novos postos de trabalho, seguido pela construção civil com 578. O saldo de vagas é resultado da diferença entre o número de contratações e desligamentos nas empresas.

Estado

As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 80,8% das vagas de empregos criadas entre janeiro e novembro de 2019 no Estado de São Paulo, enquanto as médias e grandes responderam por 19,2%. Enquanto as MPEs abriram 227.344 postos de trabalho, as médias e grandes foram responsáveis por 54.006 no período.

Na divisão por setores, as pequenas empresas de serviços geraram 131.584 vagas, seguidas pelo comércio com 35.055, construção civil com 26.194 e indústria de transformação com 18.555.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com