Connect with us

Nossa Cidade

MONSTRA, de Victor Isidro, estreia dia 11 de agosto, na Sala dos Toninhos

Estreia em agosto, na Sala dos Toninhos, o espetáculo de dança contemporânea MONSTRA, da artista da dança Victor Isidro. As apresentações, voltadas para a temática LGBTQIAPN+, são gratuitas e acontecem entre os dias 11 e 19, com roda de conversa ao final. Na sessão do dia 18, quinta-feira, haverá recurso de acessibilidade com audiodescrição. 

MONSTRA é um projeto contemplado pelo ProAC Cidadania/Cultura LGBTQIA+. O espetáculo, que tem dramaturgia assinada por Gabriel Pestana, traz elementos sensoriais para mostrar a transformação de um corpo dentro de um universo ficcional inspirado no fundo do oceano – um lugar misterioso e estranho para a humanidade. Para ajudar a compor este ambiente, a dança é potencializada pelo uso de materiais plásticos na cenografia e figurino, além de iluminação cheia de cores e trilha sonora original composta por Marina Tenório e Mateus Martins.

“O público pode esperar uma experiência bem sensorial que passa por esta atmosfera cinestésica, numa tentativa de imersão em um espaço que o público se sinta parte de tudo o que está acontecendo” explica Victor Isidro. “A dramaturgia não é só o corpo e o movimento, mas também diversos outros elementos que estimulam o público a embarcar nesse imaginário com a gente. Podem haver momentos de estranhamento, mas quem não estranharia olhar para uma criatura esquisita?”

A montagem de MONSTRA em 2022 é um desdobramento e aprofundamento da pesquisa ‘Corpo, movimento e visualidade’, que Victor iniciou em 2019, enquanto cursava Dança na Universidade Estadual de Campinas. “Isso começa no meu TCC e depois segue pela iniciação científica. Neste momento, paralelamente, eu começo a enfrentar questões de gênero e também a entender minha expressão na arte e no mundo.”

A escolha dos elementos e referências que inspiram o espetáculo têm seus motivos. Segundo Victor, a dança em MONSTRA é uma linguagem híbrida, uma vez que o processo criativo perpassou por diversas linguagens artísticas. “A gente vai para as artes visuais, por exemplo, nos afetando fortemente pelo trabalho de Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica, que são artistas dos anos 60 que quebraram formalidades das artes naquela época e propuseram a participação do público em suas obras.”

O espetáculo tem apoio institucional: Sala dos Toninhos, Usina Geradora de Cultura, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Poiesis Gestão Cultural, Margem Cultural e Prefeitura Municipal de Campinas por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Serviço

Espetáculo de dança MONSTRA

Datas: 11, 12, 13, 14, 18 e 19 de agosto

Horário: todas as apresentações serão às 20h, exceto dia 14 (domingo), às 19h

Duração: 40 minutos

Local: Sala dos Toninhos

Endereço: Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial (anexo à Estação Cultura)

Acessibilidade: Audiodescrição no dia 18 (quinta-feira)

Entrada franca 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com