Connect with us

Nossa Cidade

Moovit é nova opção para consulta aos horários dos ônibus em tempo real

Os usuários do transporte público coletivo de Campinas já contam com mais uma opção para planejar suas viagens a partir do smartphone, ganhando tempo na espera pelos ônibus e mais comodidade. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) firmaram uma parceria com o aplicativo de mobilidade urbana e transporte público Moovit, que já exibe informações em tempo real sobre as mais de 200 linhas municipais em operação.

Gratuito, o aplicativo conta com o maior banco de dados sobre o transporte público do mundo e busca facilitar os deslocamentos dos usuários pela cidade e pela região metropolitana.

A parceria também envolve a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e a Cittati, que fornece os dados sobre a localização dos ônibus em tempo real. A ferramenta está disponível para download na Google Play (para sistemas operacionais Android), na App Store (para sistemas iOS) e conta ainda com a versão web (https://moovitapp.com/campinas).

Moovit

O Moovit mostra, em tempo real, quanto tempo falta para que os ônibus cheguem aos pontos, de acordo com o GPS dos veículos, oferecendo mais comodidade aos passageiros. Também emite alertas sobre onde descer ou trocar de ônibus.

Um dos diferenciais do Moovit é a possibilidade de enviar notificações aos usuários, direto para a tela do celular, sobre alterações na prestação de serviço, tais como mudanças no itinerário, horários e criação de novas linhas.

O aplicativo oferece ainda um planejador multimodal de viagens, que permite aos usuários criar rotas integrando diferentes linhas e modais, incluindo trajetos a pé até as paradas. O aplicativo é acessível para pessoas com restrições de locomoção e deficientes visuais, integrado às tecnologias VoiceOver e TalkBack (leitores de tela) para iOS e Android.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou que “todos os esforços para melhorar, continuamente, a experiência dos usuários do transporte público estão sendo realizados. Com o Moovit, os usuários podem planejar suas viagens antecipadamente, seja no ponto de ônibus ou antes mesmo de sair de casa”, disse.

“Tecnologia e informação para facilitar o dia a dia dos usuários do transporte público é o que o Moovit entrega para a população”, completou o secretário de Transportes, Fernando de Caires.

Conheça os principais recursos do Moovit:

Linhas: Ao selecionar uma das linhas na tela inicial, o aplicativo mapeia a localização do usuário e o itinerário da linha. Ao clicar sobre o ponto desejado, é possível consultar a estimativa de chegada das linhas, em tempo real e os horários programados ao longo do dia. É possível ainda indicar pontos e linhas mais utilizados, em “Favoritos”, para agilizar a utilização do aplicativo.

Direções: Traça rotas e sugere linhas, indicando a previsão de chegada a partir da localização do usuário.

Estações: Indica as paradas localizadas próximas ao endereço do usuário, bem como as linhas atendem ao ponto e previsão de chegada.

Guia passo a passo: Na opção “Vamos”, o aplicativo mapeia o deslocamento da linha, indica o número de paradas restantes e o tempo estimado para descida.

Sobre o Moovit

Presente em todas as capitais brasileiras, o Moovit é utilizado por mais 1 bilhão de pessoas de 3,4 mil cidades e 112 países. Líder global em Mobilidade como Serviço (MaaS) e o aplicativo de mobilidade urbana mais usado do mundo, o Moovit simplifica a maneira como as pessoas usam o transporte público, micromobilidade e outras formas de transporte. O aplicativo foi adquirido pela Intel em 2020 para unir forças com a Mobileye no desenvolvimento do transporte autônomo.

“A missão do Moovit é simplificar a mobilidade urbana, tornando as viagens de ônibus mais eficientes, cômodas e acessíveis. Estamos trabalhando para ter cada vez mais informações detalhadas sobre Campinas disponíveis no Moovit”, explica Pedro Palhares, diretor de parcerias da Moovit na América Latina.

Múltiplas ferramentas aos usuários

O Moovit se junta ao aplicativo Cittamobi como opção para que os usuários do transporte público coletivo planejem suas viagens em Campinas. Lançado no município em 2015, o Cittamobi também permite a consulta de horários e itinerários das linhas; e informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto.

O site da Emdec disponibiliza ainda a “Consulta de linhas municipais”, que informa horários programados, pontos de partida e itinerários. E, recentemente, foi lançado um sistema que apresenta os indicadores de desempenho do transporte público coletivo, incluindo percentuais de cumprimento das partidas programadas, pontualidade, adiantamentos e atrasos dos ônibus municipais. O intuito é dar transparência para a população quanto ao desempenho do sistema.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com