Nossa Cidade
Moradores de Campinas recebem alerta no celular sobre baixa umidade e risco de incêndios
Moradores de Campinas receberam um alerta no celular no início da tarde desta quinta-feira, 11 de setembro, informando sobre o nível crítico da umidade do ar e o alto risco de incêndios florestais. A notificação, enviada às 12h23, orienta a população a beber bastante água e evitar queimadas.
Alerta atinge Campinas e mais de 500 municípios
O comunicado foi emitido pela Defesa Civil do Estado por meio do sistema Cell Broadcast e abrangeu 11 regionais e 511 municípios do estado de São Paulo. O número de municípios que recebeu notificação é recorde entre os quatro alertas já enviados, o que evidencia que este é o período mais crítico até agora. Receberam alertas municípios das regiões de Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Barretos e Franca.
A combinação de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar motivou o disparo da mensagem. Em Campinas, a estação de medição do Taquaral registrou 18,7% de umidade às 12h20 — valor considerado crítico e muito abaixo do ideal, que é de aproximadamente 60%.
Segundo a medição do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, pouco antes das 13h a temperatura em Campinas era de 30°C. O órgão informou ainda que a máxima hoje deve atingir 31°C.
Na madrugada desta quinta-feira, foram capturados 23 focos de incêndio em Campinas, em monitoramento da Defesa Civil via Satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais.
Nessa situação, é preciso seguir orientações para enfrentar o tempo seco, como:
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
- Reforçar a hidratação;
- Usar vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água para umidificar o ambiente;
- Proteger-se do sol sempre que possível;
- Evitar aglomerações em locais fechados;
- Utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas.
Defesa Civil intensifica vistorias
Campinas entrou em estado de emergência para risco de incêndios florestais, o nível mais alto da escala da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
De acordo com a Defesa Civil de Campinas, os índices críticos têm se mantido ao longo da semana. Por isso, as equipes estão intensificando vistorias em áreas estratégicas, especialmente em locais que já registraram ocorrências de queimadas no passado. Confira mais informações no link: https://www.campinas.sp.gov.br/noticias/defesa-civil-intensifica-vistorias-em-campinas-diante-de-alerta-de-incendios-e-ventos-de-ate-80-km-h-129095