Connect with us

Nossa Cidade

Moradores do Vilas de Taubaté recebem orientação sobre saúde bucal

Uma intensa programação desenvolvida em parceria com a Sanasa proporcionou muita informação e conhecimento aos moradores do Residencial Vilas de Taubaté, dentro das atividades executadas pela Coordenadoria do Trabalho Técnico Social da Cohab-Campinas (CTSOC) direcionadas aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

 

 

 

Durante o mês de julho foram promovidas palestras sobre educação para a saúde bucal, evento direcionado a adultos e crianças. A programação foi conduzida por dentistas e integrantes do Programa “Sanasa na Comunidade”.

 

 

 

Segundo o coordenador da CTSOC, Daniel Rocha, a parceria com a Sanasa tem sido muito valiosa. “O projeto Sanasa na Comunidade, realizado em parceria também com o setor de prevenção e saúde bucal da empresa, chegou aos moradores dos três condomínios do Residencial Vilas de Taubaté fortalecendo o trabalho de educação para higiene, saúde e doenças individuais e da coletividade. Estas ações são parte do trabalho social realizado pela Cohab-Campinas e pela Secretaria Municipal de Habitação(Sehab) no período pós ocupação dos imóveis. 

 

 

Saúde bucal

 

 

A higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau hálito. De acordo com o Ministério da Saúde, a prática é necessária para que todas as pessoas mantenham a saúde dos dentes e da boca. Pode trazer inúmeros benefícios, como por exemplo, um hálito agradável, tornar os dentes e gengivas mais fortes e saudáveis, reduzir a possibilidade de passar por tratamentos odontológicos curativos e gerar mais confiança para se alimentar com segurança. 

 

A frequente e cuidadosa escovação dos dentes com o uso de creme e fio dental ajuda a prevenir o acúmulo de placas bacterianas e tártaro que podem ocasionar cáries. 

 

Os dentes devem ser escovados no mínimo duas vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e deve-se usar fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeições. 

 

A limpeza regular dos dentes por um dentista é importante para remover a placa que pode se desenvolver até mesmo com a cuidadosa escovação e uso de fio dental, especialmente nas áreas que são difíceis para o paciente alcançar sozinho em casa. 

 

Muitos dentistas recomendam a realização de limpeza profissional dos dentes de seis em seis meses. Exames e limpezas mais frequentes podem ser necessários durante o tratamento de problemas bucais e dentais. O exame rotineiro dos dentes é recomendado, pelo menos, uma vez por ano. 

 

 

 

 

O Programa

 

Implantado em outubro de 2003, inicialmente a proposta principal do Programa “Sanasa na Comunidade” era sensibilizar os participantes sobre a importância do abastecimento público de água potável, bem como orientar os serviços prestados pela Sanasa, por meio de reuniões interativas realizadas em locais cedidos pela própria comunidade.

 

Em 2008, por meio do programa, a Sanasa passou a ser parceira da Sehab e da Cohab-Campinas em projetos cujos recursos provinham de programas federais.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com