Connect with us

Cultura & Lazer

Mostra “Bosque dos Jequitibás – Mais de um século de história” abre na 4ª

A Sala de Educação Ambiental do Bosque dos Jequitibás abre nesta quarta-feira, 2 de agosto, às 10h, a exposição “Bosque dos Jequitibás – Mais de um século de história”. Com banners explicativos, fotografias antigas e exposição de animais empalhados, a mostra leva os visitantes a uma viagem no tempo que conta como aquele espaço, outrora propriedade da iniciativa privada, passou ao domínio do Poder Público e se constitui, atualmente, em um movimentado centro de lazer e de educação ambiental. Cerca de um milhão de pessoas visitam o Bosque todos os anos.

A exposição é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Serviços Públicos; Educação e Cultura, e pode ser vista até o final de agosto, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Com entrada gratuita, a mostra pode ser conferida em visitas individuais ou coletivas, sem necessidade de agendamento prévio. Um monitor acompanha os visitantes.



A história do Bosque dos Jequitibás remonta ao ano de 1880, quando o proprietário Francisco Bueno de Miranda abriu as portas da área de vegetação densa para visitação pública. Em 1915, o Bosque foi adquirido pela Prefeitura de Campinas e, a partir daí, com a implantação de projetos paisagísticos e urbanísticos; construção do Museu de História Natural e do Aquário Municipal, Casa dos Animais Interessantes, entre outros atrativos, o público passou a contar, em pleno centro urbano, com a estrutura necessária para frequentar essa reserva florestal nativa de 10 hectares de área, com várias espécies de plantas cadastradas e um zoológico com 300 espécimes de aves, répteis e mamíferos.

Educação Ambiental

Para além da programação cultural, esportiva e de lazer, nos últimos anos, o Bosque dos Jequitibás passou a explorar também atividades de educação ambiental. Inicialmente a céu aberto, essas atividades contam, agora, com a Sala de Educação Ambiental Professora Egle Carneiro de Oliveira Passadore. Inaugurada em fevereiro em 2016, a Sala abriga exposições diversas, palestras, encontros, além de várias atividades integrantes da Semana do Meio Ambiente.

Para a coordenadora de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria do Verde, Dominique Missio de Faria, a exposição tem por objetivo ressaltar a importância do Bosque dos Jequitibás para a manutenção da qualidade de vida dos moradores de Campinas. “Queremos mostrar como o investimento na preservação de áreas verdes dentro dos centros urbanos contribui para o bem estar de diferentes gerações”, explica Faria.

Para o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella, “esse fragmento de mata nativa localizado no meio da metrópole é a prova inequívoca de que somente preservando a gente vai conseguir garantir melhor qualidade de vida para as gerações futuras.”

Serviço

Exposição “Bosque dos Jequitibás – Mais de um século de história”.

Quando: de 2 a 31 de agosto
Horário: das 10h às 17h
Onde: Sala de Educação Ambiental do Bosque dos Jequitibás
Entrada gratuita
Bosque dos Jequitibás: Rua Coronel Quirino, 02, Bosque.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com