Connect with us

Nossa Cidade

Motoristas de ônibus terão curso de segurança, ética e cidadania

Os motoristas das empresas que operam o sistema de transporte público coletivo municipal (Sistema InterCamp) passarão pelo curso “Ética e Cidadania no Transporte Coletivo de Passageiros”, que será ministrado pelo Serviço Social do Transporte (Sest) / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) entre os dias 2 de janeiro e 30 de junho de 2018. A capacitação foi proposta pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

 

 

O Sest / Senat adequou os conteúdos à realidade desses motoristas, em tópicos como autoconhecimento, comportamento, direitos, relações humanas e respeito às diferenças. A ideia é estabelecer uma reciclagem contínua, de forma que os futuros profissionais do sistema também tenham acesso às orientações.

 

 

 

Assistirão às aulas 1.606 profissionais, das empresas VB (950), Campibus (331), Itajaí / Onicamp (280) e Pádova (45). Serão formadas aproximadamente 80 turmas de 20 a 25 pessoas. A carga horária do curso é de quatro horas, com três módulos apresentados na sequência.

 

 

 

A Emdec ofereceu materiais complementares relacionados às estatísticas de acidentes com ônibus e como evitá-los, procedimentos para o embarque e desembarque de usuários com mobilidade reduzida e cuidados operacionais no atendimento à população. Educadores da empresa transmitirão esses conteúdos aos instrutores do Sest / Senat, que irão repassá-los aos motoristas.

 

 

 

Um dos principais objetivos da ação é prevenir acidentes de trânsito com ônibus no município. Outra preocupação fundamental da Emdec é a adequada preparação dos motoristas para o transporte de pessoas com deficiência, identificando suas necessidades específicas. Um terceiro ponto-chave é fomentar a prática da direção defensiva no Sistema InterCamp.

 

 

 

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) também apoia e está engajada na capacitação.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com