Connect with us

Nossa Cidade

Mulheres são maioria na Saúde e perfil se mantém na linha de frente contra a dengue

A celebração do Mês da Mulher tem significado especial para a Secretaria de Saúde de Campinas. O quadro de pessoal é formado por 4,4 mil servidores, sendo 3,4 mil mulheres, 77% do total, o que permite olhar diferenciado para ações e acolhimento dos pacientes.

O perfil se mantém no grupo que atua na linha de frente contra a dengue diante do contexto de epidemia. Entre os 2,5 mil funcionários da Pasta que trabalham no enfrentamento à doença e assistência da população, 2,1 mil, o equivalente a 81,5%, são do sexo feminino.

Os dados incluem servidores da Secretaria de Saúde ativos e contratados pela Prefeitura.

Secretaria de Saúde
Feminino – 3.434 (77,08%)
Masculino – 1.021 (22,92%)
Total – 4.455

Linha de frente contra a dengue
Feminino – 2.119 (81,53%)
Masculino – 480 (18,47%)
Total – 2.599

“As particularidades do feminino, como humanidade, receptividade, saber ouvir, capacidade de articulações, são de vital importância para o trabalho em saúde. O indivíduo que procura um serviço de saúde muitas vezes se encontra fragilizado e ter um acolhimento inicial com humanidade é fundamental. Além disso, a mulher tem capacidade de vivenciar simultaneamente vários papéis, realiza várias atividades simultaneamente, o que facilita a realização dos atendimentos dos casos mais complexos”, destacou a coordenadora da Área da Mulher do Departamento de Saúde, Miriam Nobrega.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, valorizou outras características que considera como diferenciais para a promoção da saúde de forma qualificada. “Sensibilidade, percepção aguçada, criatividade e inquietação na busca de soluções dos principais desafios são características valorizadas, sempre aliadas às habilidades e competência técnica, científica e de gestão na rotina dos trabalhos”, explicou.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com