Connect with us

Nossa Cidade

Município é representado pelo Nipo em Gifu, cidade irmã de Campinas

Campinas foi representada no mês de julho na cidade de Gifu, no Japão, pelo Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas. A viagem teve como principal objetivo estreitar ainda mais os laços de amizade entre Campinas e Gifu, que são cidades irmãs há 37 anos. Na visita, além de participar de várias atividades culturais e esportivas, a delegação campineira presenteou a Prefeitura de Gifu com um estandarte de Campinas enviado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

 

A delegação foi composta por 25 membros do Nipo que embarcaram no dia 3 de julho com destino ao Japão. Na programação, foram realizadas diversas atividades na cidade irmã, como participação em workshops culturais, pescaria, prática de atividades esportivas, visitas em escolas e locais históricos do município japonês, e contato com a Orquestra Sinfônica dos Jovens de Hangzhou. “A Prefeitura de Gifu nos acolheu muito bem e preparou todo um roteiro para que realmente conhecêssemos a cidade. Foi um intercâmbio excelente para os nossos jovens e esperamos que os jovens de Gifu também possam vir para um intercâmbio em Campinas”, destacou o presidente do Nipo Campinas, Akira Komiyama, que viajou com o grupo. A viagem foi custeada pelos próprios integrantes da delegação.

 

A entrega oficial do estandarte de Campinas aconteceu em evento realizado na Biblioteca Municipal de Gifu “Media Cosmos”, no dia 13 de julho. O novo estandarte também recorda e simboliza um momento histórico de mais de duas décadas quando um grupo de Campinas participou de um torneio de futebol no município japonês e na ocasião presenteou a cidade irmã com uma bandeira semelhante. 

 

Na cerimônia em Gifu, dois grupos do Nipo Campinas fizeram apresentações artísticas: de Yosakoi Soran (dança), com o grupo Zenshin Dance, e dos tambores japoneses,  com o grupo Wadaiko Tsubame.

 

Durante a visita na cidade irmã, os membros da delegação campineira também se encontraram com o prefeito de Gifu, Masanao Shibahashi. “Foi uma experiência enriquecedora para os nossos jovens do Instituto, que conheceram muito da cultura japonesa e também de Gifu. Assim como o prefeito e a Prefeitura, várias entidades da cidade nos receberam de braços abertos”, reforçou o presidente de honra do Nipo Campinas, Tadayoshi Hanada.

 

 

 

Cidades irmãs e Sino da Paz

 

Campinas tornou-se oficialmente cidade irmã de Gifu em 1982. Um momento marcante desta relação acontece há 28 anos, com o toque do Sino da Paz Celestial em Campinas, simbolizando a importância da paz entre os povos. O badalar do sino lembra a busca da paz pelos cidadãos da cidade de Gifu, que foi bombardeada no final da 2ª Guerra Mundial, em 9 de julho de 1945.

 

O sino de Campinas foi um presente oferecido pelo Monge Yasugiro (Anjo) Nakabayashi e tocado pela primeira vez em 1990, na sede do Nipo. Em 2004, o sino e a cerimônia foram transferidos para o Paço Municipal, sendo realizada anualmente pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cooperação Internacional, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, em conjunto com o Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas.

 

No ano passado, o atual prefeito de Gifu, Masanao Shibahashi, esteve em Campinas para participar da celebração do Sino da Paz Celestial. Na ocasião, ele também assinou com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, um Memorando de Entendimento que prevê a troca mútua de informações entre os dois municípios em áreas como transporte, urbanismo, esporte e a paz mundial.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com