fbpx

Município VerdeAzul: Campinas fica em 1º lugar em ranking ambiental

Campinas é o primeiro colocado entre os municípios com mais de 500 mil habitantes no ranking ambiental do Estado de São Paulo em 2018, com 91,58 pontos no total. A classificação faz parte do Programa Município VerdeAzul, cuja premiação ocorreu nesta quinta-feira (20), em evento no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Márcio França e do secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Trani.

A pontuação obtida coloca Campinas em primeiro lugar também entre os municípios da Bacia PCJ e da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Este é o terceiro ano consecutivo que o município assume a liderança nestes segmentos. No total geral estadual, Campinas ocupa o sétimo lugar no ranking, sendo São José do Rio Preto o primeiro colocado, com 94 pontos.


“O desafio é permanecer entre as dez melhores. A cidade tem mais de um milhão de habitantes, é muito diferente com relação aos desafios da gestão ambiental de cidades bem menores. Isso torna ainda maior nossa satisfação com o reconhecimento do trabalho realizado nos últimos seis anos”, afirmou o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes.

Para Menezes, o resultado é um reconhecimento do trabalho realizado pela Prefeitura. “ Em 2012, nota 6. Agora, por três anos consecutivos, nota superior a 9. Devemos isso aos nossos indicadores que avançam: 140 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) com plantios, um milhão de árvores plantadas, estamos a um passo da universalização do saneamento pela Sanasa  entre os maiores investimentos do país em curso; fiscalização ambiental intensificada, Fundo de Meio Ambiente que funciona. Isso significa reconhecer os avanços, ainda que tenhamos muitos passivos ambientais, como ocorre em cidades deste porte”, disse o secretário.

Menezes participou da cerimônia como presidente da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) Brasil , compondo a mesa de autoridades e a entrega dos prêmios.

Município VerdeAzul

O Programa Município VerdeAzul, iniciado em 2007, premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental no Estado de São Paulo.