Connect with us

Nossa Cidade

Museu da Imagem e do Som apresenta ciclo de cinema de agosto

Confira

Ciclo Cinema / Filosofia

Curadoria Roberta Klink

Quarta-feira, 1 de agosto, 19h30

HANNAH E SUAS IRMÃS

direção: Woody Allen

Sinopse: A amizade e o relacionamento de três irmãs vivendo em Nova York. No dia de Ação de Graças seus conflitos amorosos e existenciais são evidenciados no meio de um grupo de amigos e parentes não muito homogêneo. Lee (Barbara Hershey) é uma velha pintora casada com Frederick (Max von Sydow), Holly (Dianne Wiest) sonha em ser uma escritora e Hannah (Mia Farrow) é uma famosa atriz, perfeita em tudo na vida. Prêmios: OSCAR 1987, Ganhou Melhor Ator Coadjuvante – Michael Caine e Melhor Atriz Coadjuvante – Dianne Wiest EUA, 1986, 106 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Ciclo Cinema & Literatura

Curadoria Ricardo Pereira

Sexta-feira, 3 de agosto, 19h30

O PODEROSO CHEFÃO

direção de Francis Ford Coppola

Sinopse: A saga conta a história de uma família mafiosa que luta para estabelecer sua supremacia na América depois da Segunda Guerra. Uma tentativa de assassinato deixa Vito Corleone (Marlon Brando) incapacitado e força os filhos Michael (Al Pacino) e Sonny (James Caan) a assumirem os negócios. Baseado no romance homônimo de Mario Puzo. EUA, 1972. Colorido, 178 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Ciclo ECCOS em Movimento: Consciência Política

Curadoria Associação ECCOS

Sábado, 4 de agosto, 17h

PRIVATIZAÇÕES: A DISTOPIA DO CAPITAL

Direção: Sílvio Tendler

Sinopse: “O novo filme de Silvio Tendler ilumina e esclarece a lógica da política em tempos marcados pelo crescente desmonte do Estado brasileiro. A visão do Estado mínimo; a venda de ativos públicos ao setor privado; o ônus decorrente das políticas de desestatização traduzidos em fatos e imagens que emocionam e se constituem em uma verdadeira aula sobre a história recente do Brasil. Assim é Privatizações: a Distopia do Capital. Brasil, 2014, 57 min. Classificação indicativa: Livre.

 

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Cursinho PROMETHEUS

Sábado, 4 de agosto, 19h30

OS ÚLTIMOS PASSOS DE UM HOMEM – (Dead Man Walking) direção: Tim Robbins

Elenco: Susan Sarandon, Sean Penn, Robert Prosky, etc Sinopse: Em Louisiana, a freira católica Helen Prejean (Susan Sarandon) passa a ser guia espiritual do condenado Matthew Poncelet (Sean Penn). Ela luta pela vida do homem, que espera ser executado a qualquer momento pelo assassinato de dois adolescentes. Quando a data se aproxima, os verdadeiros eventos do crime são revelados e Matthew luta com as suas emoções. Reino Unido, EUA, 1996, 122 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Cineclube Poeira

Curadoria João Antonio Buhrer / Carlos Tavares

ciclo “Fernando Coni Campo, o Champs”

Segunda-feira, 6 de agosto, 19h30

O MÁGICO E O DELEGADO

Direção: Fernando Coni Campo

Sinopse: Dom Velásquez, um mágico, e Paloma, sua parceira, chegaram a uma pequena cidade do Recôncavo Baiano, dispostos a fazer uma série de espetáculos de mágicas, canto e dança. A estreia, porém, é frustrada pela prepotência do delegado. No dia seguinte, na feira, Paloma, comovida, sugere a Dom Velásquez que faça uma grande mágica, para trazer fartura aonde há tanta miséria. O efeito é surpreendente mas dura pouco; por isso o povo se revolta e o delegado prende o mágico. Prêmios: Melhor Filme, Melhor Ator (Nelson Xavier), Melhor Roteiro (Fernando Coni Campos e Mário Carneiro) e Melhor Atriz Coadjuvante (Maria Silvia – Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, 1983. Brasil, 1983, 103min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Ciclo Sessão da tarde

Curadoria Andréa Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 7 de agosto, 14h

ACROSS THE UNIVERSE

direção de Julie Taymor

Sinopse: As músicas dos Beatles fornecem a estrutura sonora para este conto musical de romance, guerra e paz. Quando o jovem britânico trabalhador Jude desembarca nos Estados Unidos em busca de seu pai, ele acaba conhecendo o despreocupado estudante universitário Max e sua irmã Lucy juntamente com uma série de figuras excêntricas. Jude e Lucy começam ase apaixonar, mas a relação é ameaçada pela revolução social que acompanha a Guerra do Vietnã. EUA, 2007. Colorido, 133 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Ciclo Cineclubista John Cassavetes

Curadoria Hamilton Rosa Junior

Terça-feira, 7 de agosto, 19h30

FACES

direção: John Cassavetes

Sinopse: Richard Frost (John Marley) resolveu deixar sua esposa, Maria (Lynn Carlin), para se encontrar com a jovem Jeannie Rapp (Gena Rowlands), que conheceu recentemente em um bar. Maria, por sua vez, decide ir a uma boate, onde se deixa seduzir por um garoto de programa..EUA, 1968,129 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Ciclo Ficção Científica

Curadoria Claudia Amoroso Bortolato, Murilo Ramos A. S. Guimarães e Ricardo Biasoto Manacero

Quarta-feira, 8 de agosto, 19h30

FAHRENHEIT 451

direção de François Truffaut

Sinopse: Adaptação do livro de Ray Bradbury sobre uma sociedade do futuro que baniu todos os materiais de leitura e o trabalho dos bombeiros de manter as fogueiras a 451 graus: a temperatura que o papel queima. Um bombeiro começa a repensar sua função ao conhecer uma jovem encantadora que adora livros. Inglaterra/França, 1966. Colorido, 112min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

CINECLUBE OUTUBRO

“Outros outubros virão outras manhãs plenas de sol e de luz”

(Milton Nascimento / Fernando Brant / Marcio Borges/ Música: O que foi feito de (Vera)

Sexta-feira, 10 de agosto, 19h

 

CORAÇÕES E MENTES (Hearts & Minds)

Direção: Peter Davis

Sinopse: O presidente estadunidense Lyndon Johnson gostava de dizer que a vitória na Guerra do Vietnã dependia da conquista dos “corações e mentes” do povo vietnamita. O cineasta Peter Davis usa sarcasticamente essa frase num eficiente documentário antiguerra. Ele justapõe as afirmações das autoridades dos EUA com cenas reais de violência e brutalidade cometidas pelos seus soldados naquela região: bombardeios indiscriminados, uso de armas químicas e extermínio de civis, incluindo crianças. Constrói com detalhes um poderoso retrato dos efeitos desastrosos de um conflito conduzido com objetivos coloniais. Corações e Mentes é uma obra prima, ganhadora do Oscar de melhor documentário em 1974. EUA,1974. Colorido, 112 min. Não recomendado para menores de 14 anos

 

Ciclo Cine 68

Curadoria www.boletim-lanterna.blogspot.com.br

Neste ano, de olho nos 50 anos das reviravoltas políticas/culturais de 1968,o blog Lanterna: Boletim de Arte Revolucionária irá exibir filmes realizados no calor daquele curto período em que a imaginação tomou o poder. São filmes cujas propostas estéticas emergem do clima de rebelião frente à civilização capitalista.

Sábado, 11 de agosto, 17h

IF (Se…)

direção: Lindsay Anderson

Sinopse: História alegórica sobre um revolucionário líder estudantil. A rebelião, a insatisfação com o status quo, o sentimento de liberdade, a necessidade de novas conquistas. Obra-prima do cinema inglês, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes expondo ao mundo o cinema autoral e rebelde de Lindsay Anderson. Reino Unido, 1968, 111 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Ciclo “Aula de Cinema”

curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa

Sábado, 11 de agosto, 19h30

A TERRA TREME

direção de Luchino Visconti

Sinopse: Logo após a Segunda Guerra Mundial, um jovem pescador, junto com a sua família, se revolta contra a exploração que sofre dos seus superiores no porto de Catania, na Sicília. Eles então hipotecam a casa e fundam seu próprio comércio para tentar escapar dos patrões. Só que sem conseguir ajuda de ninguém, eles vão se deparar com muitas dificuldades, e descobrir que a realidade desse modo é ainda mais dura. Itália, 1948. Preto e Branco, 102 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

 

CINE DEBATE

Curadoria PES – Mídia e Ativismo

 

Segunda-feira, 13 de agosto, 19h30

CRIANÇAS DE GAZA

Direção: Jezza Neumann

Sinopse: O documentário Children of Gaza foi ao ar no Reino Unido no canal 4 em 15 de março de 2010, retratando a vida de milhares de crianças que vivem na faixa de Gaza. Para produzir o documentário, o premiado diretor Jezza Neumann seguiu três crianças em Gaza durante um ano, retratando seu sentimento de tristeza, solidão, amargura e, principalmente, revolta. O filme ilustra claramente a tirania do imperialismo no Oriente Médio — encabeçado por Israel. Por outro lado, Neumann não retratou a heroica e milenar resistência deste povo e prendeu-se apenas à documentação do sofrimento das crianças que lá vivem. A realidade das crianças palestinas de hoje está em ver seus pais e seus irmãos sendo mortos, suas casas sendo derrubadas, suas escolas bombardeadas. Diante desse cenário absurdo, muitas crianças deixam de fazer o que faz a maioria das crianças: sonhar. Reino Unido, 2010, 48min. Não recomendado para menores de 16 anos.

 

Ciclo Sessão da tarde

Curadoria Andréa Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 14 de agosto, 14h

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS

direção de Michel Gondry

Sinopse: Joel (Jim Carrey) se surpreende ao saber que seu amor verdadeiro, Clementine (Kate Winslet), o apagou completamente de sua memória. Ele decide fazer o mesmo, mas muda de ideia. Preso dentro da própria mente

enquanto os especialistas se mantêm ocupados em seu apartamento, Joel precisa avisá-los para parar. Oscar de Melhor Roteiro. EUA, 2004. Colorido, 108 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Ciclo Cineclubista John Cassavetes

Curadoria Hamilton Rosa Junior

Terça-feira, 14 de agosto, 19h30

ASSIM FALOU O AMOR

direção: John Cassavetes

Sinopse: Seymour Moskowitz (Seymour Cassel), longo cabelo loiro e um impressionante bigode, trabalha num estacionamento e vai ao cinema ver filmes com Humphrey Bogart. Seymour fala de carros, dinheiro e comida. Minnie Moore (Gena Rowlands) trabalha num museu e também ela vê filmes com Bogart. E acaba de se separar do seu amante. Um dia, depois de um almoço desastroso com um pretendente, Minnie conhece finalmente Seymour. Dois seres que vão começar a mais improvável e imprevisível das relações. EUA, 1971,114 min. Não recomendado para menores de 14 anos

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Curadoria: Michele Lopes

Quarta-feira, 15 de agosto, 19h30

CHEGA DE FIU FIU

direção: Amanda Kamanchek e Fernanda FrazaÞo

Produção: Brodagem Filmes

Sinopse: As cidades foram feitas para as mulheres? O filme Chega de Fiu Fiu narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, que, por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público. Brasil, 2018,73 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Revisão do Cinema Brasileiro

curadoria: Ricardo Pereira

Sexta-feira, 17 de agosto, 19h30

OS FUZIS

direção de Ruy Guerra

Sinopse: Em um bolsão de fome do nordeste brasileiro, um grupo de soldados e um motorista de caminhão tentam impedir que a população faminta do sertão da Bahia saqueie um depósito de alimentos. Brasil, 1964. Preto e

Branco, 80 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Ciclo Diversidade Sexual

Curadoria Cineclube Purpurina

Sábado, 18 de agosto, 16h

MEU CORPO É POLÍTICO

Direção: Alice Riff

Sinopse: Filme, inédito em Campinas, traz o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas. A diretora nos mostra que a simples presença destas pessoas, com suas identidades de gênero e orientações sexuais, constitui um ato politico. . Brasil, 2017, 72min. Não recomendado para menores de 16 anos

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Ciclo Aula de Cinema

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa

Sábado, 18 de agosto, 19h30

SINDICATO DE LADRÕES

direção de Elia Kazan

Sinopse: Terry Malloy (Marlon Brando) sonha com as glórias do boxe, mas foi convencido pelo corrupto mafioso Johnny Friendly, para quem trabalha, a perder uma luta. Quando Terry presencia um assassinato cometido

pelos capangas do chefe, ele se sente responsável pelo crime. EUA,1954. Preto e Branco, 108 min. Não recomendado para menores de 14 anos

 

Ciclo Cine Mulher Curadoria: Promotoras Legais Populares

Segunda-feira, 20 de agosto, 19h30

AS PENHAS

direção: Regiana Queiroz

Sinopse: As Penhas é um filme de Regiana Queiroz, tendo como testemunhas mulheres vítimas de violência que conseguiram romper o ciclo, sobreviver e retomar a vida com dignidade e empoderamento. O documentário fala também da culpa do Estado e do Judiciário na violência contra as mulheres por não cumprirem tratados internacionais vigentes de Direitos Humanos assinados pelo Brasil. Filmado na Casa Sofia, centro de defesa e convivência da mulher no Jardim Ângela, São Paulo, com trilha sonora do talentosíssimo Bina Coquet, o documentário denuncia a fragilidade dos centros da apoio às mulheres, a cumplicidade de Estado nesses crimes e a possibilidade de sair do ciclo de violência sem virar estatísticas de feminicídio. Brasil, 2018, 37min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Ciclo Sessão da tarde

Curadoria Andreia Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 21 de agosto, 14h

ELA

Direção: Spike Jonze

Sinopse: Em Los Angeles, o escritor solitário Theodore (Joaquin Phoenix) desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operacional do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível, chamada Samantha. EUA, 2013. Colorido, 126 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

 

Ciclo Cineclubista John Cassavetes

Curadoria Hamilton Rosa Junior

Terça-feira, 21 de agosto, 19h30

UMA MULHER SOB INFLUÊNCIA

direção: John Cassavetes

Sinopse: Nick Longhetti (Peter Falk) está sobrecarregado, devido ao seu trabalho em um estaleiro. Sua esposa Mabel (Gena Rowlands) passa por uma fase difícil, vivendo em constante desequilíbrio emocional, o que a leva à depressão. Quando os filhos começam a serem afetados pelo estado de Mabel, Nick é obrigado a hospitalizá-la. Só que isto faz com que ele tenha também que assumir o controle de sua casa. “Uma Mulher Sob influência” é considerada uma das obras-primas do diretor. EUA, 1974,155 min. Não recomendado para menores de 14 anos

 

Ciclo Ficção Científica

Curadoria Claudia Amoroso Bortolato, Murilo Ramos A. S. Guimarães e Ricardo Biasoto Manacero

Quarta-feira, 22 de agosto, 19h30

PLANETA PROIBIDO

direção: Fred M. Wilcox

Sinopse: Uma expedição liderada pelo Comandante John J. Adams (Leslie Nielsen) viaja rumo a um planeta distante para descobrir o que aconteceu com os cientistas que foram para lá iniciar uma colônia. Apenas um é encontrado: o arrogante Dr. Morbius (Walter Pidgeon), que vive em companhia da filha, Altaira (Anne Francis), e de um prestativo robô. A história, de autoria de Irving Block e Allen Adler, é inspirada no drama “A Tempestade“, de William Shakespeare. Indicado ao Oscar de melhores efeitos especiais em 1957. EUA, 1956, 98 min. Não recomendado para menores de 12 anos

 

Ciclo Diversidade Cultural, outras linguagens; outros olhares

Curadoria Adriano de Jesus

Sexta-feira, 24 de agosto, 19h30

NEM SEMPRE É FÁCIL SER SIMPÁTICO

direção: Srdjan Vuletic

Sinopse: O longa-metragem conta a história de um motorista de táxi de 40 anos que decide se tornar um homem bom. Mas, aparentemente, ele sempre está no lugar errado, na hora errada. . Bósnia, 2007, 94min. Não recomendado para menores de 14 anos

Sábado, 25 de agosto, 17h

TÁXI TEERÃ

Direção: Jafar Panahi

Sinopse: Neste falso documentário, o diretor Jafar Panahi instala câmeras dentro de um táxi e começa a dirigir pelas ruas de Teerã pegando clientes e conversando com eles ao longo dos trajetos. Entre os assuntos, humor e drama se misturam nas discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema. Exibido no Festival de Berlim 2015. . Irã, 2015, 86min. Não recomendado para menores de 14 anos

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Ciclo Aula de Cinema

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa

Sábado, 25 de agosto, 19h30

CLÉO DAS 5 ÀS 7

direção: Agnes Varda

Sinopse: Cléo talvez tenha câncer. Durante as horas que precedem o resultado do exame, ela perambula pelas ruas, cada vez mais angustiada. Num parque, ela conhece Antoine, um jovem militar que irá embarcar naquela própria

noite para a Argélia. Junto dele, ela encontra o conforto que lhe faltava. França, 1962. Preto e Branco, 90 min. Não recomendado para menores de 14 anos

 

Ciclo Mensal CATAVENTO

Segunda-feira, 27 de agosto, 19h30

MÃE SÓ HÁ UMA

Direção: Anna Muylaert

Produção: Sara Silveira, Maria Ionescu e Anna Muylaert

Elenco: Naomi Nero, Dani Nefussi, Matheus Nachtergaele, Daniel Botelho, Luciana Paes

Sinopse: Após denúncia anônima, o adolescente Pierre é obrigado a fazer um teste de DNA. Ele descobre que foi roubado da maternidade e que a mulher que o criou não é sua mãe biológica. Após a revelação o garoto é obrigado a trocar de família, de nome, de casa, de escola, tudo isso em meio às descobertas da juventude. Prêmios: Melhor Filme Queer do júri da revista alemã Männer, dentro do Teddy Bear Award. Brasil, 2016, 82min. Não recomendado para menores de 14 anos

 

Ciclo Sessão da tarde

Curadoria Andreia Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 28 de agosto, 14h

SUSSURROS DO CORAÇÃO

direção: Yoshifumi Kondô

Sinopse: Shizuku, uma estudante que sonha ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que Shizuki pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa. Animação. LEGENDADO. Japão, 1995. Colorido, 111 min. Classificação indicativa: Livre.

 

Ciclo Luis Buñuel

Curadoria Adriano de Jesus

Terça-feira, 28 de agosto, 19h30

O ALUCINADO

direção: Luis Buñuel

Sinopse: Francisco Galvan de Montemayor é um homem rico e amargo, bastante rigoroso com seus princípios e, por isso, ainda solteiro. Um belo dia ele conhece Gloria, se apaixona e é subitamente convencido a se casar com ela, noiva de Raul Conde. Francisco corteja a mulher até que ela aceitasse seu pedido de casamento, e, ao conseguir, de mostra um marido exemplar e dedicado. Mas, pouco a pouco, sua paixão começa a apresentar traços inquietantes. Gloria expressa o comportamento crescentemente abusivo de Francisco com seus conhecidos, porém se mantém cética sobre a gravidade da situação, desconhecida de seu ex-noivo, Raul Conde. O Alucinado, batizado originalmente apenas de El, de 1953, é mais um exemplo de filme da fase mexicana de Luis Buñuel. México, Preto & Branco, 1953,92 min. Não recomendado para menores de 14 anos

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

CURTA MIS

Sexta-feira, 31 de agosto, 19h30

VELHO OITO

Direção: Daney Carvalho

Produzido e baseado numa história de Alex de Luna Amatto

Estúdio Kaia Produções & Starf*ckers Inc.

Sinopse:. Por anos, a vida da adolescente Ana (Luísa Furtado) se resumiu em lidar com os problemas de sua mãe Regina (Valentine Durant). Porém, uma oportunidade de mudança surge quando Maurício (Ricardo Bretones), vizinho do prédio, convida a jovem pra cuidar de seu filho pequeno por uma noite. Brasil, 2017, 25 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Serviço

Museu da Imagem e do Som – Campinas

Palácio dos Azulejos

Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800

Programação sujeita a alterações

Entrada gratuita (32 lugares)

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com