Connect with us

Nossa Cidade

Museu do Esporte abre mostra “Campinas e a Luta de Braço de Ferro”

O Museu do Esporte abre nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a mostra fotográfica “Campinas e a Luta de Braço de Ferro”. A exposição, que ficará em cartaz até 17 de março, é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e conta com apoio da Confederação Brasileira de Luta de Braço. A entrada é gratuita.

 

A mostra conta com cerca de 50 fotografias, de arquivo pessoal, dos pioneiros da modalidade braço de ferro, em especial os campineiros que conquistaram espaço no esporte, como o casal Hugues Jorge e Paquita.

 

As visitas podem ser feitas de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h. O Museu do Esporte fica no Balneário “Marlene Porto”, no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), com acesso pelo portão 7.

 

Durante a exposição será exibido, em diversos horários, o documentário “Pioneirismo Sem-Par – a História de Hugues e Paquita”. O vídeo faz parte do projeto “Memória Viva do Esporte Campineiro”, que reúne narrativas de grandes lendas do esporte e é realizado pelo Museu do Esporte em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas.

 

Em maio de 2016, a nova academia de musculação do Parque Portugal foi batizada de Hugues Jorge em homenagem ao atleta.

 

História

 

Campinas foi fundamental na evolução da modalidade braço de ferro. Desde 1949, o esporte passou a ser mais reconhecido, revelando grandes competidores. O ápice foi o fim dos anos 1970, quando o campineiro Laércio Jorge Martinez, presidente da Federação Brasileira de Culturismo, assumiu a organização de competições de nível nacional e levou atletas locais para o primeiro Campeonato Mundial, realizado no Canadá.

 

Os destaques foram os irmãos Roger e Roberto Pareja, campeões do mundo no início dos anos 1980, além dos lendários Hugues Jorge e a esposa Paquita. Atualmente, uma das estrelas da modalidade é Gabriela Vasconcelos, que já coleciona 24 títulos mundiais, e Marcio Barboza, considerado um dos maiores bracistas de ferro do mundo.

 

Serviço:

“Campinas e a Luta de Braço de Ferro”

Período: 20 de fevereiro a 17 de março, de terça-feira à sábado

Horário: das 8h30 às 12h e das 14h às 16h.

Endereço: Rod. Heitor Penteado, portão 7 do Parque Portugal, no Balneário.

Entrada gratuita

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com