Connect with us

Nossa Cidade

Museu do Esporte recebe mais de seis mil visitas no seu primeiro ano

 

O Museu do Esporte faz aniversário de um ano nesta quarta-feira, dia 20 de dezembro, e tem muito o que comemorar. Nestes 12 meses, o local foi visitado por 6.200 fãs do esporte, que puderam conhecer momentos importantes da história dos atletas campineiros que fizeram nome no esporte nacional e internacional nas mais diversas modalidades. Do total do público que passou pelo espaço cultural, mais de 1.500 são jovens e estudantes em visitação monitorada.

 

 

Ao longo de 2017, ocorreram, além da exposição permanente, mostras sobre a Mulher Campineira no Esporte, Guarani FC, Clube Campineiro de Regatas e Natação, Clube Concórdia, AA Ponte Preta. Também foi organizada uma atividade denominada “Benedicto Lopes e a Volta do Chapadão”, incluindo a simulação de uma corrida de automóveis dos anos 30 nos altos do Castelo, seguida por exposição de automóveis antigos na área externa do Museu.

 

 

O Museu do Esporte reúne centenas de troféus e medalhas do acervo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, conquistados em competições entre cidades desde 1940. São peças de Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, fotos de desportistas nascidos em Campinas ou que atuavam pela cidade quando brilharam no esporte, nacional e internacionalmente, resgatando história para as novas gerações.

 

 

Ao lado desse acervo permanente, o Museu também realiza periodicamente exposições sobre a história de clubes e esportistas do município.

 

 

Para 2018, ano de Copa do Mundo de Futebol, está sendo preparada uma exposição temática com mostra fotográfica especial sobre os campineiros que já defenderam a seleção brasileira. Também está em curso projeto de implantar uma biblioteca sobre o universo desportista composta por livros e recortes de jornais, que poderá ser acessada por estudantes e pesquisadores.

 

 

Localizado no Balneário Marlene Porto, no Parque Taquaral, próximo ao Ginásio Municipal de Esportes (com entrada pelo portão 7), o Museu funciona de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, com entrada gratuita.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com