Connect with us

Nossa Cidade

No Dia da Terra, Prefeitura planta 100 mudas nativas no Parque das Águas

Na manhã desta segunda-feira, 22 de abril, Dia da Terra, a Prefeitura de Campinas realizou a primeira atividade resultante do Projeto Cities4Forests (Cidades para as Florestas), com o plantio de 100 mudas de árvores nativas no Parque das Águas, no Parque Jambeiro. A atividade contou com a participação de 40 alunos da Escola Estadual Antonio da Costa Santos, localizada no Jardim Planalto de Viracopos. Todas as árvores serão catalogadas com QR Code. 

 

 

Antes do plantio, os estudantes ouviram a palestra “Campinas +10 “, proferida pelo secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, no Centro de Educação Ambiental (CEA) Conhecimento das Águas.

 

 

A formação de um corredor de árvores no caminho entre o CEA Conhecimento das Águas e o Parque das Águas é fruto de uma parceria entre a SVDS, a Secretaria de Serviços Públicos (por meio de Departamento de Parques e Jardins – DPJ) e a Sanasa, gestora do CEA Conhecimento das Águas.

 

 

Além dos alunos da escola estadual, participaram da iniciativa técnicos da SVDS, membros da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental, e o vereador Permínio Monteiro, representante da Câmara Municipal de Campinas.

 

 

Projeto Cities4Forests

 

 

Em setembro de 2018, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assumiu, ao lado de 44 cidades (hoje são 52) de seis continentes, o compromisso de conservar e restaurar suas florestas, e de conscientizar seus moradores sobre os inúmeros benefícios das árvores. Com essa iniciativa, o município passou a integrar, como membro fundador, a organização internacional Cities4Forests, pela sustentabilidade nas cidades.

 

 

De acordo com Rogério Menezes, o projeto representa um apoio das cidades preocupadas com as florestas para combater as mudanças climáticas, proteger as bacias hidrográficas e a biodiversidade e melhorar o bem-estar humano.

 

 

“Em geral, as pessoas não costumam associar cidades e árvores, mas a verdade é que florestas saudáveis têm imenso valor para as áreas urbanas. Dentro do perímetro urbano, as árvores e áreas verdes oferecem espaços de lazer e convivência e contribuem para manter as temperaturas mais amenas”, afirma o secretário. 

 

 

Segundo ele, florestas próximas, no entorno das cidades, protegem contra enchentes e deslizamentos de terra. Mesmo as áreas florestais mais distantes teriam implicação sobre a vida nos centros urbanos, já que influenciam o clima de forma geral, geram chuvas e abrigam a maior parte da biodiversidade terrestre.

 

 

“Em troca, as cidades podem fornecer imenso valor às florestas. Como cada vez mais as pessoas vivem e trabalham em áreas urbanas, as políticas públicas e hábitos de consumo das cidades têm enorme potencial para apoiar a conservação, restauração e manejo sustentável das florestas”, destaca Menezes.

 

 

O Cities4Forests é um movimento para catalisar apoio político, social e econômico entre os governos municipais e habitantes das cidades para integrar as florestas internas, próximas e distantes nos planos e programas de desenvolvimento.

 

 

Os participantes compartilham da aspiração de ajudar a reduzir o desmatamento, restaurar florestas (incluindo mais árvores nas cidades) e gerenciar florestas de forma mais sustentável.

 

 

Compromisso

 

Todas as cidades que integram a Cities4Forests estão comprometidas a entender e avaliar sua dependência e seus impactos em árvores e florestas. Preocupam-se também em engajar e conscientizar a população sobre os benefícios das florestas, comunicar o que as pessoas podem fazer para causar um impacto positivo e trabalhar em conjunto com outros órgãos governamentais para melhorar a saúde de suas florestas.

 

 

Outro pacto é com a inovação, aproveitando o potencial das florestas para atingir metas climáticas, garantir o fornecimento de água limpa, reduzir o escoamento de águas pluviais, melhorar a saúde pública e oferecer oportunidades de lazer.

 

 

Os signatários do compromisso têm, também, a incumbência de agir e implementar novas ferramentas, políticas locais, programas de voluntariado, investimentos e contratações públicas para cumprir esses objetivos.

Progredir. 

 

Devem, ainda, envolver-se nos três níveis da Cities4Forests (florestas internas, próximas e distantes); e compartilhar, dividir percepções, experiências e inovações para inspirar ambição e mobilizar ação entre cidades do mundo todo.

 

 

A Cities4Forests é gerenciada por WRI, Pilot Projects e REVOLVE. As cidades que se juntam à iniciativa podem aproveitar o conhecimento e apoio técnico dessas organizações para medir sua cobertura florestal e avaliar locais estratégicos para o plantio de árvores com o máximo benefício.

 

 

Podem também obter qualificação técnica para solicitar financiamento para o plantio de árvores; orientação sobre onde obter financiamento para proteger áreas fluviais ou restaurar regiões degradadas; além de apoio na elaboração de diretrizes sustentáveis para a aquisição de madeira, materiais de construção e produtos de papel; e assistência para assegurar créditos de carbono legítimos, que mantenham as florestas em pé.

 

Abaixo, as 52 cidades que assinaram a declaração da iniciativa. No Brasil, além de Campinas, são signatários os municípios de Belo Horizonte, São Paulo e Salvador.

Accra, Ghana

Addis Ababa, Ethiopia

Aguascalientes, Mexico

Amman, Jordan

Antalya, Turkey

Antananarivo, Madagascar

Auckland, New Zealand

Baltimore, USA

Belo Horizonte, Brazil

Bogotá, Colombia

Brussels, Belgium

Cali, Colombia

Campinas, Brazil

Culiacán, Mexico

Detroit, USA

Dublin, Ireland

Eugene, USA

Greater Manchester, UK

Haifa, Israel

Honolulu, USA

Jakarta, Indonesia

Johannesburg, South Africa

Kigali, Rwanda

King County (WA), USA

Kochi, India

León, Mexico

Lin’an, China

Little Rock, USA

Los Angeles, USA

Mérida, Mexico

Metropolitan Area of Guadalajara, Mexico

Mexico City, Mexico

Nairobi, Kenya

New York City, USA

North Little Rock, USA

Oakland, USA

Oslo, Norway

Philadelphia, USA

Portland (OR), USA

Quito, Ecuador

Raleigh, USA

Sacramento, USA

Salem (OR), USA

Salt Lake City, USA

Salvador, Brazil

São Paulo, Brazil

Seattle, USA

Skopje, Macedonia

Toronto, Canada

Vancouver, Canada

Vienna, Austria

Washington, DC, USA

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com