Connect with us

Nossa Cidade

Nova turma do Mão Amiga inicia qualificação profissionalizante

Nova turma do Mão Amiga inicia qualificação profissionalizante

Os 30 alunos da 8ª turma do Programa Mão Amiga deram início oficialmente nesta quarta-feira, dia 1º, à formação profissionalizante de auxiliar de veterinária e de paisagismo e urbanismo. A solenidade também incluiu bolsistas que concluíram os cursos da 6ª e 7ª turmas do programa, que receberam certificados de conclusão. O evento contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi; da secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, cuja pasta gerencia o programa; além de diversos representantes de secretarias municipais, da Ceasa e de instituições da sociedade civil.

“Quero pedir a todos os presentes uma salva de palmas a esses alunos ingressantes e àqueles que concluíram suas formações. Todos estão de parabéns pela iniciativa de se dedicarem a uma nova formação. Quero também lembrar aqui que essa ação teve início no governo do prefeito Jonas Donizette e que estamos não só mantendo, mas também investindo no aperfeiçoamento dessa proposta tão importante”, afirmou Saadi.

Para a secretária Vandecleya Moro, o Programa Mão Amiga representa o compromisso da Administração Pública em promover a autonomia das pessoas em situação de rua. “Temos dois princípios norteadores, que são o acolhimento e o estímulo ao desenvolvimento humano. Queremos que essas pessoas encontrem caminhos para sua emancipação”, acrescentou.

O Programa Mão Amiga é voltado à qualificação profissional de pessoas que viviam em situação de rua. O curso de jardinagem e paisagismo é ministrado pelo Ceprocamp e pela Escola de Governo e de Desenvolvimento do Servidor (EGDS). O curso de auxiliar de veterinária é realizado pela Secretaria Municipal do Verde, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

O programa Parceiros da Cidade: Mão Amiga foi instituído pela Lei 15.137/2016, que tem por objetivo promover a cidadania e a reinserção social da população em situação de rua, visando a integração no mundo do trabalho com formação profissional. O Mão Amiga oferece, durante o curso, uma bolsa de 277 UFICs, o que equivale a R$ 1.240,96, e dura de 12 a 24 meses. O programa começou em 2016.

Além do Mão Amiga, a Prefeitura de Campinas mantém uma série de ações para acolher e promover a autonomia da população em situação de rua. São elas:

SOS Rua

O Serviço de Abordagem Social de Rua (SOS Rua) é responsável pelo contato com a população em situação de rua. As equipes percorrem diariamente, durante todo o ano, toda a cidade, tanto a região central quanto os demais bairros, e oferecem abrigo e serviços públicos a essa população.

Operação Inverno

Entre 1º maio e 30 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos promove a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro. Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. 

Bagageiro Municipal

Inaugurado em abril de 2020, o Bagageiro Municipal está localizado na Vila Industrial. O serviço nasceu de uma reivindicação da população em situação de rua e contribui para diminuir a perda de documentos e de outros objetos de uso cotidiano. 

Operação “Amigos no trecho”

Iniciada em 1º de julho de 2021, o projeto envolve a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a Polícia Militar Rodoviária e as concessionárias que administram as estradas que passam pelo município de Campinas. Trata-se de um serviço 24 horas que, ao identificar um morador em situação de rua nas estradas, aborda, identifica-o e oferece acolhimento no albergue municipal. Em um ano de atividade, o serviço não registrou nenhuma fatalidade com andarilhos.

Recâmbio

O Recâmbio de Migrantes é um programa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos cujo propósito é garantir o retorno seguro de pessoas socialmente vulneráveis a seus locais de origem.

Centros POP Sares unidade 1 e unidade 2

São equipamentos públicos que ofertam atendimento especializado para pessoas em situação de rua. As ações desenvolvidas são: acolhida; escuta qualificada e compreensão do contexto familiar e social dos (as) usuários (as); orientação sobre documentação pessoal; compreensão da complexidade e da dimensão social que perpassa a situação de rua; incentivo à participação social dos (as) usuários (as) e a defesa de direitos e oferta de cuidados de higiene, vestuário e alimentação. 

Casas de passagem

As duas casas de passagem em Campinas acolhem pessoas em situação de rua, oferecendo espaço transitório de moradia para a construção do processo de saída das ruas. Oferece cuidados de higiene, saúde, alimentação, vestuário, documentação e convivência.

Abrigos

A Prefeitura conta com três abrigos masculinos, um feminino e um albergue municipal (Samim), atualmente situado na Vila Industrial.

Consultório na rua

A Secretaria Municipal de Saúde mantém o Consultório na Rua, que visa atender a essa população. Por meio de um veículo adaptado que percorre diversas áreas da cidade, o Consultório na Rua oferece cuidados em saúde a essas pessoas em seus próprios contextos de vida. É composto por duas equipes multidisciplinares que contam com médicos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e redutores (pessoas que trabalham com a política de redução dos danos causados pelas drogas). O foco do atendimento é voltado para doenças ou condições que mais atingem os moradores em situação de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate ao crack e outras drogas. Orienta essa população sobre doenças, como as sexualmente transmissíveis e hepatites. Realiza curativos, testes de diabetes e medição de pressão.

Ações conjuntas SOS Rua – Consultório de rua

As equipes realizam ações conjuntas em áreas com muitas pessoas em situação de rua e com dependência química. 

Combate ao trabalho infantil

A Prefeitura desenvolve, por meio da entidade cofinanciada Movimento Vida Melhor, uma contínua ação de combate e enfrentamento ao trabalho infantil. A ação inclui a realização de cursos profissionalizantes para crianças e adolescentes encontrados nessa situação.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com