Connect with us

Nossa Cidade

Novo comandante assume a 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou no sábado, 14 de abril, da inauguração do retrato do General de Brigada Carlos Sérgio Camara Saú, solenidade parte da passagem de comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve – Brigada Anhanguera, no Quartel General do Exército, em Campinas. O ato faz parte do protocolo militar, o novo comandante, General de Brigada Luís Cláudio de Mattos Basto assumiu a brigada e a guarnição militar de Campinas.

 

 

 

Segundo o prefeito Jonas Donizette, a Brigada Anhanguera tem honrado Campinas pela extensa folha de serviços prestados à cidade, ao Estado e ao País. “A passagem de comando coroa um trabalho de excelência e nos traz a esperança da manutenção do alto padrão de qualidade desse importante grupamento”, afirmou.

 

 

 

A galeria de honra dos antigos comandantes foi instituída com a finalidade de preservar a história e as tradições da 11ª Brigada de Infantaria Leve, perpetuando a memória da atuação dos chefes anteriores da Brigada. “Ao olhar a galeria, rememoramos o trabalho e os feitos de cada um. O General Saú teve dedicação com a Brigada, preocupação com sua operacionalidade e entrega a unidade com um excelente ambiente de trabalho. Tudo isso ficará eternizado por sua foto na galeria”, destacou o novo comandante, General Basto.

 

 

 

O evento teve a presença do General de Divisão Eduardo Diniz, Comandante da 2ª Divisão de Exército, “Divisão Presidente Costa e Silva”, além de familiares das autoridades militares presentes. O General Diniz disse que o General Saú foi uma peça chave para que “pudéssemos ter um trabalho muito bem-feito e com muita tranquilidade”. Segundo ele, a presença do prefeito Jonas Donizette atestou o bom relacionamento que a Brigada tem com a cidade de Campinas.

 

 

 

O novo comandante, conhecido como Basto, era coronel de infantaria até 31 de março, quando foi promovido a General de Brigada. Ele está vindo transferido de Brasília, onde fazia parte da assessoria jurídica do gabinete do Comandante do Exército. Nasceu em agosto de 1967, no Rio de Janeiro. Graduado em infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1988, é piloto de helicóptero para aviação.

 

 

 

Histórico da Brigada

 

 

 

A 11ª Brigada de Infantaria Leve também é conhecida com o nome histórico de “Brigada Anhanguera”. Originária do 1º Grupamento de Artilharia de Costa da 2ª Região Militar, criado em 1943, em Santos, passou a ser a 11ª Brigada de Infantaria Blindada, instalando-se em Jundiaí, em dezembro de 1971. Em novembro de 1972, muda para Campinas, ocupando a fazenda Chapadão e em 2013, passa a ser a 11ª Brigada de Infantaria Leve.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com