Novo radar na Ruy Rodriguez entra em operação nesta terça-feira, 1º de agosto
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Novo radar na Ruy Rodriguez entra em operação nesta terça-feira, 1º de agosto

Novo radar na Ruy Rodriguez entra em operação nesta terça-feira

Nesta terça-feira, dia 1º de agosto, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) inicia a operação de um novo radar na avenida Ruy Rodriguez, nas proximidades da estação Morumbi do BRT Ouro Verde. O local apresenta vários fatores de risco para acidentalidade. Somente em julho (até dia 25), foram 3.118 ocorrências de velocidade acima da máxima permitida, principalmente por motociclistas que desrespeitam o sinal vermelho e cobrem a placa com as mãos para que o veículo não seja identificado. 

O objetivo da Emdec é promover mais segurança nos deslocamentos e nas travessias de pedestres. A região, que fica próxima à rodovia dos Bandeirantes, tem escola para jovens e centro universitário; além do movimento natural das pessoas do entorno e da circulação de linha do BRT Ouro Verde. É alto o fluxo de pedestres e veículos; além da região possuir diversos fatores de risco para acidentalidade. 

O novo radar está posicionado no sentido centro-bairro da avenida. Nas imediações há semáforo com foco para pedestres e acionado por botoeira. 

Prevenção 

Estudo técnico feito pela Emdec detectou a necessidade de aumentar a segurança viária no local. São quatro faixas de rolamento para veículos, além da faixa do BRT Ouro Verde, que futuramente terá ponto de parada na estação Morumbi. 

O viário tem declive acentuado e curva. Veículos vindos do Centro têm menos de 50 metros de visibilidade, a partir da cabeceira da ponte sobre o rio Capivari, em relação ao local de travessia de pedestres. 

A instalação do radar tem relação direta sobre a equação velocidade x distância necessária para a frenagem total do veículo. A 60 km/h, um motorista gasta o equivalente a 29 metros para reagir e 33 metros para parar totalmente após acionar os freios, utilizando 62 metros no total. Ou seja, ultrapassa o espaço de 50 metros e potencialmente atinge um pedestre durante a travessia. 

Já a 50 km/h a reação do condutor consome 21 metros e a frenagem 21 metros. Neste caso, são necessários 42 metros para a frenagem total e o veículo não atinge a área de travessia metros. A 40 km/h, a distância para deixar o veículo parado é de 26 metros, sendo 14 metros para a reação do condutor e mais 12 metros para frenagem total. 

As distâncias percorridas e as reações do condutor dependem do tipo de superfície da via, das condições climáticas, da idade do condutor e do estado do veículo. 

Para avisar aos condutores sobre o novo radar, a Emdec colocou faixas pela região, informando o início da operação do equipamento. A sinalização de trânsito foi revitalizada; e os radares estão aferidos e homologados pelo órgão competente. 

As características técnicas do equipamento ficam disponíveis no site da Emdec, no endereço

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